Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1567
Título: Um estudo descritivo dos consumidores do mercado Avenida em Rolim de Moura
Autor(es): Bossa, Éverson Martins
Palavras-chave: Compra
Consumidor - Perfil
Decisão
Data do documento: 11-Dez-2008
Citação: BOSSA, Éverson Martins. Um estudo descritivo dos consumidores do mercado Avenida em Rolim de Moura. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Este artigo versa sobre o perfil, fatores que influenciam na tomada de decisão de compra e questões relacionadas às expectativas dos consumidores. O trabalho trata especificamente de clientes cadastrados e ativos do Mercado Avenida, pequeno varejo supermercadista, da cidade de Rolim de Moura, Rondônia. Para maior familiarização com o tema, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre o perfil, processo de tomada de decisão, satisfação e insatisfação, entre outros assuntos referentes ao comportamento de compra dos consumidores. Uma pesquisa quantitativa descritiva realizada com consumidores do Mercado Avenida, através de 62 questionários aplicados a um universo de aproximadamente 250 clientes, revelou que os consumidores estão inseridos na faixa etária de 29 a 39 anos, são funcionários de empresas privadas, possuem renda mensal de um a quatro salários mínimos, têm ensino fundamental completo/ensino médio incompleto e moram em residências com número máximo de 4 pessoas. Para os clientes pesquisados, os principais fatores que influenciam na escolha do Mercado Avenida para realização de suas compras, são: atendimento, opções de pagamento e localização da empresa. Em contrapartida, foram observadas algumas questões que não atendem as expectativas dos clientes, tais como: número de promoções, política de preços e variedade dos produtos. Para suprir as necessidades de seus clientes, o Mercado Avenida deve optar pela adoção de estratégias como a realização de promoções mais freqüentes, ampliação das instalações físicas da empresa e aumento da variedade de produtos, principalmente no que diz respeito a frutas, verduras e legumes, elevando a qualidade e garantindo a satisfação de seus clientes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Antonio Siviero
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1567
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARtigo everson bossa 18-12-2008.pdf152,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador