Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1785
Título: O adolescente com autismo e escolarização: em busca daquele que não se vê
Autores: Guedes, Nelzira Prestes da Silva
Tada, Iracema Neno Cecilio
Palavras-chave: Autismo
Adolescência
Educação especial
Inclusão
Psicologia Histórico - Cultural
Data de publicação: 2014
Citação: GUEDES, Nelzira Prestes da Silva. O adolescente com autismo e escolarização: em busca daquele que não se vê. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Psicologia. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de escolarização do adolescente com autismo. Trata - se de um estudo de caso feito em uma cidade do estado de Rondônia, no qual foram acompanhados dois adolescentes, Thales e Bruno, um de uma escola regular e o outro de uma escola especial. Vivenciamos os cotidianos escolares juntos a eles e aos demais atores participantes do processo educativo e analisamos como são construídas as relações na atividade pedagógica, tendo como cerne a perspectiva da Psicologia Histórico - Cultural. Nesta perspectiva, consideramos seus pressupostos de desenvolvimento humano, adolescência, deficiência, educação e aprendizagem. Além das vivências por meio da observação participante, analisamos os documentos escolares dos alunos e entrevistamos suas mães e suas professoras, na pretensão de nos aprofundarmos em suas realidades escolares. Desta forma, as experiências junto a Thales e Bruno proporcionou que identificássemos as metodologias de ensino e os modos pelos quais a escola tem promovido o desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Verificamos que as práticas pedagógicas de ambas as escolas têm sido mediadas pela condição de autismo dos alunos, uma vez que as atividades são elaboradas a partir de uma pedagogia terapêutica, com vistas a atividades mecânicas, repetitivas e descontextualizadas as quais são baseadas em posturas que infantilizam os alunos ao invés de considerarem seu desenvolvimento. Na escola regular, as práticas não promovem a interação de Thales com os colegas de turma e, ainda, não há uma sistematização dos conteúdos e oportunidade de uma parceria mais efetiva entre a professora da sala comum e as professoras da sala de recursos. A escola especial em que Bruno estuda, trabalha com base no método TEACCH por meio de atividades de repetição, sem que haja, também, a promoção da interação entre os pares. Verificou-se que ambos os alunos têm sido negligenciados por um processo educativo que, contraditoriamente, exclui quando deve incluir. Este tipo de prática é propício para manter o status quo da sociedade capitalista, cujo discurso contraditório de inclusão é perceptível nas políticas educacionais e se reflete tanto na estruturação e no funcionamento das escolar quanto na formação de seus professores. Desta forma, a escola tem atuado como mantenedora das desigualdades sociais da sociedade capitalista, perdendo o seu primordial papel de transmissão do saber cultural da humanidade de forma sistematizada. De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, o auno com deficiência pode aprender e se desenvolver desde que as relações com ele estabelecidas não tenham o foco na sua condição de deficiência, mas em práticas pedagógicas que promovam suas potencialidades e formas de compensação. Deste modo, a escola pode proporcionar aos adolescentes com autismo saltos qualitativos em seu desenvolvimento, superando as concepções estigmatizantes e impulsionando-o ao processo de humanização.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós - Graduação em Psicologia - MAPSI, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Linha de Pesquisa: Psicologia Escolar e Processos Educativos. Orientadora: Profa. Dra. Iracema Neno Cecílio Tada.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1785
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O adolescente com autismo e escolarização - em busca daquele que não se vê.pdfNelzira Prestes da Silva Guedes2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.