Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1788
Título: Vidas antes e depois do HIV: relatos a partir dos 50 anos
Autores: Santos, Clara Miranda
Matos, Luís Alberto Lourenço de
Palavras-chave: HIV/aids
Envelhecimento
Relato Oral
Experiências de vida
Data de publicação: 2013
Citação: SANTOS, Clara Miranda.Vidas antes e depois do HIV: relatos a partir dos 50 anos . 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Psicologia. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as mudanças que ocorreram na vida de pessoas que adquiriram o vírus HIV após os 50 anos de idade, a fim de compreender o fenômeno no processo de envelhecimento, resgatando experiências que nos permitissem depreender os significados atribuídos à vida antes e após a infecção. Para atingir os objetivos desta investigação, empregou-se a abordagem qualitativa, recolhendo depoimentos por meio de entrevista com dois colaboradores usuários do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica Rafael Vaz e Silva do município de Porto Velho. A doença foi um marco definitivo na vida de ambos, porém, enquanto para José o HIV trouxe um impacto negativo para sua vida social e subjetiva, para Maria foi a possibilidade de uma vida mais digna. Embora a maneira como encararam o diagnóstico positivo tenha sido de reações opostas, há alguns discursos que os aproximam na forma como sentem, vivenciam e convivem com a doença: o medo do preconceito, da morte, de serem rejeitados, de contaminarem os outros, de ficarem doentes, a boa relação com os profissionais de saúde e adesão ao tratamento. Diante dos relatos, pode ser percebido que se faz necessário a efetivação das políticas públicas voltadas para esta população, tanto para as pessoas que estão envelhecendo num contexto de sexualidade ativa, quanto para as pessoas que, em decorrência disto adquiriram o vírus, bem como disciplinas acadêmicas que preparem os futuros profissionais que irão atuar nestas áreas e capacitação para os que já fazem parte deste núcleo de atuação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI da Universidade Federal de Rondônia como parte dos requisitos para obtenção do título de mestre em Psicologia. Linha de Pesquisa: Saúde e Processos Psicossociais Orientador: Dr. Luís Alberto Lourenço de Matos
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1788
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ClaraMiranda.pdfClara Miranda Santos786,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.