Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1819
Título: Estudos sobre o envolvimento de clag9 (cytoadherence linked asexual gene) durante a remodelação do eritrócito infectado com Plasmodium falciparum e sua participação no desenvolvimento da imunidade em malária
Autores: Costa, Joana D'Arc Neves
Silva, Luiz Hildebrando Pereira da
Palavras-chave: Plasmodium
Clag 9
Citoaderência
Malária
PvCLAG7
Data de publicação: 2012
Citação: COSTA, Joana D'Arc Neves. Estudos sobre o envolvimento de clag9 (cytoadherence linked asexual gene) durante a remodelação do eritrócito infectado com Plasmodium falciparum e sua participação no desenvolvimento da imunidade em malária. Tese (Doutorado em Biologia Experimental). Programa de Pós- Graduação- Doutorado em Biologia Experimental (PGBIOEXP) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 160p. Porto Velho, 2012.
Resumo: No presente estudo foi avaliado possível papel indireto do PfCLAG9 na citoaderência e a participação como alvo imunológico. Foram analisadas amostras de parasitos de P. falciparum isolados de pacientes da região de Porto Velho, Rondônia, Amazônia Ocidental Brasileira, os quais foram submetidos a ciclos sucessivos de panning para os receptores endoteliais. O experimento consistiu de sequenciar, comparar a expressão relativa do gene Pfclag 9 utilizando o método da PCR em tempo real e ensaios de imunodetecção. Foram desenhados peptídeos sintéticos de diferentes regiões da proteína CLAG9, avaliadas a antigenicidade em soros dos pacientes sintomáticos e assintomáticos com Plasmodium sp. Os isolados de pacientes com P. falciparum, P3, P5 e P59 e suas linhagens selecionadas com especificidade para os receptores CHO CSA-K1, CHO CD36, CHO ICAM-1, não demonstraram uma variação na expressão do gene Pfclag9 quando comparados com os genes normalizadores. A região sequenciada demonstrou similaridade de 100%, quando comparadas com a cepa de referência 3D7. Na análise sorológica realizada com os peptídeos sintéticos foi observada uma maior reatividade em soros de portadores assintomáticos e confirmados os estudos realizados Papua-Nova Guiné e na Colômbia. Surpreendentemente, os portadores assintomáticos com parasitos de P. vivax, também demonstraram um elevado grau de reatividade cruzada contra os mesmos peptídeos de P. falciparum. A análise nos bancos de antígenos por bioinformática demonstrou um elevado grau de similaridade entre as sequências de PfCLAG9 e PvCLAG7 (84%). Paralelamente, os anti-soros policlonais de BALB/c interagiram com os parasitos de vivax e falciparum. O resultado reforça a proposta de PvCLAG7 como ortólogo de PfCLAG9 e pode sugerir o mesmo papel funcional para ambas as proteínas. Isso suscita a hipótese de que eles podem estar envolvidos na regulação da densidade populacional durante a infecção mista exercida pela resposta immune do hospedeiro, além de provavelmente desempenhar funções importantes em ambas às espécies do parasito.
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Doutorado em Biologia Experimental (PGBIOEXP) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Doutor em Biologia Experimental. Orientador: Prof. Dr. Luiz Hildebrando Pereira da Silva
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1819
Aparece nas coleções:Doutorado em Biologia Experimental / PVH -Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joana D'Arc N. Costa_Estudos sobre o envolvimento de clag9.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.