Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraum, Shelly-
dc.contributor.authorNeves, Josélia Gomes-
dc.date.accessioned2017-10-30T17:35:49Z-
dc.date.available2017-10-30T17:35:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBRAUM, Shelly. Língua Estrangeira e Pesquisa-ação: um caminho para a melhoria das aulas de Cervantes. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado ) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1838-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia.pt_BR
dc.description.abstractO estudo é resultado de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida com cinco alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agroecologia de escola pública federal de Cacoal – Rondônia, durante o período que compreendeu de outubro de 2016 até abril de 2017. Trata-se de uma proposta cujo objetivo foi investigar como o ensino de língua espanhola vem se desenvolvendo no IFRO – Campus Cacoal no intuito de encaminhar uma proposta metodológica possível com vistas à melhoria do ensino de língua espanhola no referido local. Para tanto, a parte da pesquisa pautou-se na pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011), na pesquisa autobiográfica (CUNHA, 1997) desenvolvida por todos os integrantes do grupo; pesquisas documental e bibliográfica (GIL, 2002; LÜDKE E ANDRÉ, 1986) nas concepções de currículo (SILVA, 1999), na Linguística Aplicada (LEFFA, 1988; MAR, 2006; MARTINEZ, 2009; SEDYCIAS, 2005), sempre embasados na concepção libertadora de educação (FREIRE, 1987; 2002; 2003; 2006). Para a ação, os estudos feitos foram base para reuniões formativas nas quais foram discutidas questões que envolvem o currículo de língua espanhola como língua estrangeira com vistas a elaborar uma proposta metodológico-curricular que torne este mais adequado à realidade citada. A pesquisa-ação apontou que o número de aulas é insuficiente para o real aprendizado de uma língua estrangeira e que determinar uma metodologia é tolher a ação do professor, mas que os conteúdos e referenciais teóricos devem sempre ser negociados e atualizados com todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-10-30T17:28:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertaçao Shelly - Josélia Versão para impressão.pdf: 1108275 bytes, checksum: 654c2c43b5c38f4c27de4bbbf561ca12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-10-30T17:34:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertaçao Shelly - Josélia Versão para impressão.pdf: 1108275 bytes, checksum: 654c2c43b5c38f4c27de4bbbf561ca12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-10-30T17:35:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertaçao Shelly - Josélia Versão para impressão.pdf: 1108275 bytes, checksum: 654c2c43b5c38f4c27de4bbbf561ca12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-30T17:35:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertaçao Shelly - Josélia Versão para impressão.pdf: 1108275 bytes, checksum: 654c2c43b5c38f4c27de4bbbf561ca12 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLíngua Estrangeirapt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleLíngua estrangeira e pesquisa-ação: um caminho para a melhoria das aulas da língua de Cervantespt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao Shelly - Josélia Versão para impressão.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.