Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1838
Title: | Língua estrangeira e pesquisa-ação: um caminho para a melhoria das aulas da língua de Cervantes |
Authors: | Braum, Shelly Neves, Josélia Gomes |
Keywords: | Currículo Língua Estrangeira Práticas Pedagógicas |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | BRAUM, Shelly. Língua Estrangeira e Pesquisa-ação: um caminho para a melhoria das aulas de Cervantes. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado ) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. |
Abstract: | O estudo é resultado de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida com cinco alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agroecologia de escola pública federal de Cacoal – Rondônia, durante o período que compreendeu de outubro de 2016 até abril de 2017. Trata-se de uma proposta cujo objetivo foi investigar como o ensino de língua espanhola vem se desenvolvendo no IFRO – Campus Cacoal no intuito de encaminhar uma proposta metodológica possível com vistas à melhoria do ensino de língua espanhola no referido local. Para tanto, a parte da pesquisa pautou-se na pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011), na pesquisa autobiográfica (CUNHA, 1997) desenvolvida por todos os integrantes do grupo; pesquisas documental e bibliográfica (GIL, 2002; LÜDKE E ANDRÉ, 1986) nas concepções de currículo (SILVA, 1999), na Linguística Aplicada (LEFFA, 1988; MAR, 2006; MARTINEZ, 2009; SEDYCIAS, 2005), sempre embasados na concepção libertadora de educação (FREIRE, 1987; 2002; 2003; 2006). Para a ação, os estudos feitos foram base para reuniões formativas nas quais foram discutidas questões que envolvem o currículo de língua espanhola como língua estrangeira com vistas a elaborar uma proposta metodológico-curricular que torne este mais adequado à realidade citada. A pesquisa-ação apontou que o número de aulas é insuficiente para o real aprendizado de uma língua estrangeira e que determinar uma metodologia é tolher a ação do professor, mas que os conteúdos e referenciais teóricos devem sempre ser negociados e atualizados com todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem. |
Description: | Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1838 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertaçao Shelly - Josélia Versão para impressão.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.