Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1874
Título: Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste
Autor(es): Rossarolla, Juliana Negrello
Palavras-chave: Educação Sexual
Formação de professores de biologia
PIBID
Pesquisa-ação colaborativa
Sexualidade
Data do documento: 2017
Citação: ROSSAROLLA, Juliana Negrello. Educação sexual no curso de ciências biológicas: um estudo com acadêmicos do IFRO campus Colorado do Oeste. 2017. 210 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida com acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) sobre a temática da Educação sexual como estratégia de investigação-formação inicial de professores. Os objetivos foram: identificar a percepção que os acadêmicos (colaboradores da pesquisa) têm sobre a sexualidade humana, refletindo e dialogando sobre a orientação/educação sexual na escola de educação básica, incluindo o próprio processo de formação; realizar estudos, debates e socialização com os colaboradores sobre diversos assuntos acerca da temática sexualidade e educação sexual na escola de educação básica; propor sugestões e estratégias para aperfeiçoar a formação de professores enquanto educadores sexuais para a educação básica. O referencial metodológico utilizado foi a pesquisa-ação colaborativa proposta por Ibiapina (2008) que aliou a investigação com o processo de formação de professores. A produção de dados ocorreu ao longo de sete encontros de uma pesquisadora com os estudantes (colaboradores) onde aconteceram estudos de textos e debates, oficinas e diálogos sobre os temas de interesse dos colaboradores, com reflexão sobre a formação e a prática docente. O registro foi realizado em: planejamentos dos encontros, gravação em vídeo dos encontros com registro ampliado realizado nas vinte e quatro horas subsequentes com apoio dos vídeos. Os vídeos foram analisados novamente alguns meses depois para reflexão sobre a ação e sobre a reflexão-na-ação, de acordo com Schön (1992), tendo como referencial a análise do discurso desenvolvida por Foucault (1988) sobre a temática da sexualidade. Constatou-se que a temática não aparece no Projeto Pedagógico do Curso, mas os alunos vivenciaram várias atividades sobre a questão na prática formativa, especialmente no PIBID, por iniciativa de professores-formadores, mas, as mesmas foram consideradas insuficientes, diante da complexidade do tema. As concepções dos estudantes e das pesquisadoras foram se transformando ao longo da pesquisa a partir das interações e reflexões ocorridas, rompendo-se com a interdição manifestada na dificuldade inicial de verbalização sobre o tema e a tomada de consciência de valores e de vários discursos presentes na contemporaneidade, no cotidiano escolar e familiar. A pesquisa contribuiu tanto no processo de formação dos alunos colaboradores quanto à temática sexualidade, bem como na formação continuada das pesquisadoras, na perspectiva do desenvolvimento profissional e concluiu-se com a convicção de que os professores necessitam de uma formação permanente e de trabalho coletivo na escola sobre este tema para exercerem com responsabilidade e compromisso social a tarefa de educadores sexuais.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1874
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliaana negrello Rossarolla.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.