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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2456
Título: | Práticas pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Vehlo Calama |
Autor(es): | Batista, Suelene da Silva |
Palavras-chave: | Inclusão Práticas pedagógica Formação docente |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | BATISTA, Suelene da Silva. Práticas pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Vehlo Calama. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – UNIR, Porto Velho, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa analisou o processo de Inclusão Escolar a partir das práticas pedagógicas dos professores para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial (PAEE), do IFRO Campus Porto Velho Calama, nos períodos de 2016 a 2017. A abordagem da pesquisa é qualitativa e do tipo pesquisa-ação, e utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: Análise Documental, visando conhecer a concepção acerca da Inclusão Escolar, estabelecida nos documentos Institucionais e legislações vigentes; Entrevistas Semiestruturadas dirigidas aos professores e aos estudantes, no sentido conhecer as percepções dos mesmos sobre o processo de inclusão escolar e suas implicações no contexto pesquisado; Grupo focal, técnica utilizada para o aprofundamento das problemáticas levantas na pesquisa. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado em autores que discutem a educação inclusiva: Mantoan (2003, 2006); Mazzota (2006, 2011); Mendes (2006a, 2011, 22014b); Carvalho (2005); Sassaki (2005ª); Glat (2005), Bueno (2011), Carvalho (2005, 2012) além da leitura de publicação científicas sobre a Inclusão Escolar e Inclusão na Educação Profissional. Para o embasamento teórico correlacionado aos estudos referentes às práticas pedagógicas apoiamo-nos nos autores: Freire (1996); Zabala (2006); Pimenta (2004); Nóvoa (1992); e Libâneo (2006). Os resultados indicados pela pesquisa foram: a necessidade de maior aproximação entre as práticas pedagógicas e as teorias que fundamentam as concepções pedagógicas da Instituição; Ausência de formação docente e das equipes ao ensino sobre inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial e as especificidades no Ensino Profissional, Básico e Teológico; Questões de natureza técnica administrativa e pedagógicas que impactam no trabalho dos professores e desafiam a inclusão dos alunos. O Produto Final da pesquisa partiu das proposições realizadas durante as fases da pesquisa, que consistiu na elaboração de um plano de ação, construído a partir da colaboração do grupo focal voltada para o desenvolvimento de ações pontuais que intervém nas problemáticas apontadas pela pesquisa. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, sob orientação da Profª. Drª Carmen Tereza Velanga. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2456 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
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