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Título: Avaliação da cultura de segurança do paciente a partir da perspectiva dos profissionais de saúde de uma instituição hospitalar do norte do Brasil
Autor(es): Costa, Raquel Gil
Palavras-chave: Cultura.
Segurança do paciente
Qualidade.
Data do documento: 2017
Citação: Costa, R. G. Avaliação da cultura de segurança do paciente a partir da perspectiva dos profissionais de saúde de uma instituição hospitalar do norte do Brasil. 2017. 63f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A Cultura de Segurança do Paciente é considerada uma forma de melhoria dos processos assistenciais e de qualidade. Para que isso ocorra, ela deve tornar-se um valor interiorizado em cada profissional da organização de saúde. No estudo, obteve-se como resultado para cultura de segurança, 142% ou seja, uma cultura positiva. Nele, objetivou-se levantar as notificações e analisar a percepção dos profissionais de saúde sobre a cultura de segurança em um hospital de atendimento especializado em doenças infectocontagiosas do Norte do Brasil. Para analisar a percepção dos profissionais, foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento de dados a partir da aplicação de instrumento Hospital Survey on Patitent Safety Culture (HSOPSC) para mensurar a cultura de segurança do paciente em organizações de saúde hospitalares. Os participantes da pesquisa foram 210 profissionais de saúde que interagem diretamente com os pacientes internados, após o cálculo amostral: n = [N.Z².p (1-p)]/[Z².P.(1-P)+e².(N-1)], = 119, considerando o percentual de perdas o qual pode ser de 10% a 15% , tendo chegado então a 120 questionários respondidos. Após a coleta dos dados, observou-se que relativo à cultura de segurança em relação ao trabalho em equipe 57% acreditam que na unidade as pessoas apóiam umas às outras; quanto ao aprendizado organizacional 63% têm receio de que seus erros sejam usados contra eles e 83% acreditam que estão sendo realizadas ações para a melhoria da segurança do paciente no hospital. No aspecto em que se avalia o trabalho, 66,7% se consideram sobrecarregados de atividades possivelmente pela falta de servidores para compor a equipe de forma satisfatória; com relação à percepção geral sobre a segurança do paciente 74% afirmam que na unidade há problema com a segurança do paciente; na percepção sobre a comunicação dos eventos relacionados à assistência à saúde, 80% consideram que possuem liberdade para falar ao ver algo que pode afetar negativamente o cuidado ao paciente. Quanto a frequência de eventos relatados de acordo com tipo de ocorrência, 55% consideram que os erros são percebidos e corrigidos antes de causar dano ao paciente. Quanto a nota atribuída ao Núcleo de Segurança (NSP) 45% a 48% consideram como regular e muito boa; quanto ao preenchimento das notificações na unidade 46,7% nunca preencheram nenhuma notificação. Logo, foi possível concluir que há uma cultura de segurança do paciente, de forma geral, positiva; no entanto, há fragilidades como número reduzido de profissionais e possível falta de feedback quanto às providências tomadas pelo NSP após a notificação de um evento adverso. No entanto, acredita-se que o cenário de segurança na instituição estudada pode ser melhorado com auxílio da educação permanente com aprendizagem significativa.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Janne Cavalcante Monteiro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2579
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

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