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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2904
Título: | Etnofísica Paiter Suruí: dialogando sobre cosmologia |
Autor(es): | Almeida, Kassia Priscilla Gonçalves de Almeida |
Palavras-chave: | Etnofísica Cosmologia Educação Escolar Indígena Histórias em Quadrinhos |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | Almeida, Kassia Priscilla Gonçalves de Almeida. AEtnofísica Paiter Suruí: dialogando sobre cosmologia . 246 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Ensino de Física)– Departamento de física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019. |
Resumo: | Desde o princípio os povos indígenas tentam explicar a origem do universo. Afinal, de onde viemos e como tudo surgiu? Com a evolução humana, as pesquisas e o conhecimento têm promovido grandes descobertas e diversas explicações para a criação. Desse modo, organizações sociais e culturais são marcadas por rituais e mitos que elaboram outros saberes, os quais ajudam a explicar tal processo em outra perspectiva. Estudos acadêmicos com os povos indígenas vêm demonstrando a importância desses conhecimentos tanto para as comunidades indígenas envolvidas quanto para os não indígenas. São saberes empíricos de grande importância na construção de conhecimentos sobre a identidade cultural de vários povos. Nesse sentido, a pesquisa sobre a cosmologia paiter suruí teve a intenção de contribuir com reflexões pedagógicas que venham colaborar na atualização de um currículo inovador de física para o ensino fundamental. Espera-se que a identificação dos saberes cosmológicos do povo Paiter Suruí contribua com novas teorias sobre os fenômenos físicos da natureza de modo a promover novos conhecimentos para o ensino de física no ensino fundamental na contemporaneidade. Neste rumo, identificamos previamente que o povo Paiter Suruí tem uma diversidade de saberes cosmológicos e astronômicos relacionados à origem do universo que são fundamentais para o ensino da física contemporânea. Esses saberes mostram como os indígenas observam a natureza e contam sua história, o estudo revela a influência dos conhecimentos empíricos na compreensão do mundo pela comunidade Suruí e assim poderá contribuir para a atualização do currículo do ensino de ciências no ensino fundamental indígena e não indígena. Com base nesses conhecimentos, é possível a compreensão dos saberes tradicionais e da importância que eles têm na sociedade contemporânea. Com as transformações ocorridas na atualidade, a educação tem proposto esse intercâmbio de conhecimentos, com a aproximação das culturas. Então, por que não aproximarmos a ciência? Esperamos que este trabalho contribua para o ensino de ciências no ensino fundamental, promovendo assim trocas de conhecimentos de diferentes culturas sobre conhecimentos cosmológicos e que essa aprendizagem seja divertida a partir das histórias em quadrinhos. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), na linha de pesquisa 1 Física no Ensino Fundamental, Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física |
URI: | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2904 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
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