Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4190
Title: | Entre memórias escolares e postagens no facebook: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental 1 de Ariquemes/RO |
Authors: | Cunha, Marcos Rodrigo da |
Keywords: | Facebook Produções textuais Ensino fundamental |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | CUNHA, Marcos Rodrigo da. Entre memórias escolares e postagens no facebook: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental 1 de Ariquemes/RO. 2021. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto velho, 2021. |
Abstract: | Este trabalho se insere no debate sobre práticas educativas com a Língua Portuguesa, utilizandose das redes sociais virtuais. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada junto aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, no município de Ariquemes, estado de Rondônia, através do desenvolvimento de atividades de leituras e produções de textos, levando em conta as postagens nas Páginas da Escola Roberto Turbay no Facebook e considerando que esta rede social virtual também pode contribuir para a ampliação de conhecimentos dos discentes acerca dos saberes relativos às interações e às expressões em práticas socioculturais. Os suportes tecnológicos abrem janelas que dialogam com o universo cultural dos estudantes, as memórias das escolas na web, acenando para o processo de ensino e aprendizagem, motivando estudantes a (re)visitarem os cotidianos da escola e produzir seus textos em diálogo com as histórias do educandário. As ações educativas com a língua, que é viva, estão relacionadas à vida cotidiana e a outras esferas sociais, atravessadas pelas formas pelas quais as linguagens as perpassam. Como utilizar diferentes linguagens para os aprendizados com a língua materna? Quais as contribuições dessas orientações para as práticas educativas com Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I? A análise dos dados se ancora nos estudos de Laville e Dionne (1999), para refletir que na observação se revela o diálogo com a vida; Bakhtin (1999), Candau (2014) e Geraldi (2003), no que se refere ao papel da linguagem na constituição do próprio sujeito, assim como sua consciência social, fazendo andar o carrossel da construção e da ampliação de conhecimentos com diálogos desenvolvidos na família, nos grupos sociais e nas escolas municipais da Amazônia Ocidental. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4190 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.