Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4273
Título: | O lúdico e educação infantil: uma relação necessária |
Autor(es): | Neves, Araisa de Melo |
Palavras-chave: | Infância Educação Ludicidade |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | NEVES, Araisa de Melo. O lúdico e educação infantil: uma relação necessária. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022. |
Resumo: | Desde os momentos iniciais da vida, a criança está disposta a interagir sobre o mundo dos objetos e fenômenos, desenvolvendo-se com atividades. Neste sentido, o presente estudo, de natureza bibliográfica, teve como objetivo discutir a importância do lúdico na educação infantil, como importante ferramenta no desenvolvimento e aprendizagem da criança. De um modo geral, o lúdico definido pelas ações do brincar, organizada pelos eixos: jogo, brinquedo e a brincadeira fazem parte do contexto da criança, em todos os momentos do seu cotidiano: em casa, na creche e na escola. Sendo assim, a ludicidade como um recurso pedagógico auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando, resultando em um ensino com aprendizagem significativa de forma dinâmica e atrativa. Destarte, o educador deve identificar formas adequadas para viabilizar o ensino, visualizando os sujeitos do processo, a relação professor e aluno, assim como organizar estratégias, espaço e tempo entre outras condições, que refletem na ação voluntaria da criança e ao mesmo tempo a ação pedagógica do professor. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4273 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARAISA DE MELO.pdf | 103,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.