Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4308
Title: | As linguagens da arte: como mediadoras de ensino no ambiente escolar para o desenvolvimento humano |
Authors: | Niederauer, Rosinete Salvatierra Marinho |
Keywords: | Arte Ensino Psicologia Histórico- Cultural |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | NIEDERAUER, Rosinete Salvatirra Marinho. As linguagens da arte: como mediadoras de ensino no ambiente escolar para o desenvolvimento humano. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia,2023. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo, discorrer acerca da dimensão das linguagens da arte como mediadorasde ensino no ambiente escolarpara o desenvolvimento humano, especificamente a música, a dança, o teatro e as artes visuais. A arte no ensino pode contribuir para a formação do indivíduo em seu contexto sociocultural, como mecanismo fundamental, baseado em uma educação transformadora. Para abordar a presente temática, recorremos a abordagem qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica que se fundamentou em Vigotski (2014) e a pesquisa documental acessando políticas públicas da educação, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa(PNAIC). As primeiras aproximações aos estudos da Psicologia Histórico-cultural, apontam a presença da imaginação e criatividade, elementos que constituem a arte em todo o percurso do desenvolvimento humano, tendo a escola como protagonista para promover essa mediação, para que o estudante possa se apropriar das artes. Nesse sentido, as políticas educacionais analisadas, coadunam com a proposta de que a escola propicie ao aluno o acesso às linguagens da arte, por meio das estratégias de ensino. Para tanto, é necessárias discussões que despertem e subsidiem o docente para planejar e promover as linguagens artísticas criando um ambiente educacional produtivo, criativo e prazeroso, a fim de explorar e desenvolver com tenacidade, os talentos que cada ser humano possui em toda a sua estrutura. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4308 |
Appears in Collections: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSINETE.pdf | 522,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.