Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4401
Título: Política de criação e funcionamento de escolas rurais de Ji-Paraná, Rondônia (1970 a 2002)
Autor(es): Souza, Maria Creuza de
Palavras-chave: História da educação
Escola rural
Magistério rural
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Maria Creuza de. Política de criação e funcionamento de escolas rurais de Ji-Paraná, Rondônia (1970 a 2002). 2023. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa realizada a partir da linha de Políticas e Gestão Educacional, traz como objetivo primário historiar processos de implantação e funcionamento de escolas rurais e atuação docente entre os anos de 1970 e 2002 no município de Ji-Paraná, região amazônica de Rondônia. O recorte temporal inicial justifica-se, pois, durante este percurso, houve o terceiro fluxo migratório, consequentemente, a necessidade de constituição de escolas rurais. O período final é 2002, relacionado a diversas mudanças na legislação educacional brasileira que ocorreram nessa época e que corroboraram para transformações sociais e políticas no município de Ji-Paraná. Os objetivos específicos são: i) pesquisar como foi o processo de implantação de escolas rurais pertencentes ao município de Ji-Paraná; ii) pesquisar sobre o funcionamento e a infraestrutura de escolas rurais de Ji-Paraná; iii) compreender e analisar o estatuto socioprofissional ou a profissionalização do magistério rural de escolas que competem ao município de Ji-Paraná e iv) pesquisar as condições de trabalho de professoras e professores do magistério rural. As indagações que balizam a investigação são: quais são as particularidades sobre os processos de implementação, funcionamento e infraestrutura de escolas rurais jiparanaenses? Qual é o estatuto socioprofissional ou profissionalização do magistério rural de escolas de Ji-Paraná? Quais são as atribuições de professoras e professores em contextos rurais na região amazônica de Ji-Paraná? A abordagem metodológica é qualitativa. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental e de entrevistas semiestruturadas. Na pesquisa documental, utilizou-se leis, mapas, fotografias, contrato de trabalho profissional, certificado de curso de capacitação docente e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas semiestruturadas contaram com quatro distintos grupos de colaboradores, sendo dez professores, dois coordenadores, um gestor e cinco ex-alunos, totalizando 18 entrevistados, todos na condição de integrantes ou ex-integrantes de escolas rurais municipais. Das nove escolas rurais de Ji-Paraná, três foram selecionadas porque mantiveram a estrutura de atendimento no modelo de multisseriação, desde que começaram suas atividades educacionais. O processo de recolha de entrevistas foi presencial, mesmo diante da pandemia causada pela infecção respiratória aguda do coronavírus (COVID-19) (Sars-COV-2). Adotou-se as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com a utilização de máscaras, luvas e álcool em gel, além das medidas de distanciamento social para não oferecer riscos de transmissão da COVID-19 aos colaboradores. Os dados de campo recolhidos foram sistematizados e categorizados a partir do uso do software de análise qualitativa Maxqda versão 2022.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4401
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Maria_Creuza_de_Souza.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.