Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4517
Title: | Barreiras atitudinais e as representações sociais sobre a pessoa com deficiência |
Authors: | RODRIGUES, Ariam Ayesha Barros |
Keywords: | Pessoa com deficiência Barreiras atitudinais Representações sociais |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | RODRIGUES, Ariam Ayesha Barros. Barreiras atitudinais e as representações sociais sobre a pessoa com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. |
Abstract: | As barreiras atitudinais estão presentes na sociedade e se configuram e materializam nas ações dos indivíduos frente às pessoas com deficiência. Destarte, a educação é uma ferramenta fundamental para mudar a mentalidade das pessoas e diminuir o preconceito e as concepções negativas referentes às pessoas com deficiência. É importante que as escolas e universidades adotem políticas que visem uma pedagogia na perspectiva inclusiva, que contemple a diversidade e a inclusão. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as representações sociais de acadêmicos do curso de pedagogia sobre as barreiras atitudinais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, onde as referências foram encontradas no Google Acadêmico e a pesquisa de campo, no qual utilizamos um questionário via Google Formulários, para coletar informações acerca da temática. A presente pesquisa conta com o aporte teórico dos autores Sassaki (1997), Moises e Stockmann (2020), Guedes (2007), Lima e Tavares (2007), para discorrer sobre o tema, Johnson (2020) para discorrer sobre as mudanças no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Pedagogia e dos autores Minayo (2014), Gonsalves (2001), Kauark, Manhães e Medeiros (2010) e Severino (2007), para tratar sobre a metodologia. Os resultados apontam que quando o profissional da educação obtém contato com disciplinas específicas da Educação Especial e Inclusiva, há uma postura de remoção das barreiras e rompimento com os paradigmas. E que se o professor não obteve contato com as disciplinas, é necessário que se afaste dos modelos tradicionais e conquiste a consciência de que não é um ser condicionado a somente ao que aprendeu na grade curricular e para mudar as concepções, necessita ser um sujeito reflexivo, que analisa sua prática pedagógica, pois o aluno é um sujeito concreto, que interage em sala de aula. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4517 |
Appears in Collections: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_da_Ariam.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.