Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4520
Título: | Desenvolvimento socioemocional e disciplina positiva: uma parceria necessária |
Autor(es): | MOREIRA, Evellin Mariano |
Palavras-chave: | Aprendizagem Criança Educação Infantil |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MOREIRA, Evellin Mariano. Desenvolvimento socioemocional e disciplina positiva: uma parceria necessária. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa visa contextualizar a disciplina positiva e sua importância no apoio ao desenvolvimento socioemocional, identificando maneiras de afetar educacionalmente o comportamento das crianças. Uma abordagem de disciplina positiva fornece uma ferramenta útil entre o autoritarismo e a generosidade. Essa filosofia traz ferramentas para ajudar a desenvolver a capacidade de almejar relacionamentos mais saudáveis. O uso de ferramentas de disciplina positiva o deixará mais sintonizado com seu filho e mais confortável em seus relacionamentos com os outros. Uma das ferramentas da disciplina positiva é que os erros são grandes oportunidades de aprendizado. Foi concebido como um modelo cujo objetivo principal era formar cidadãos responsáveis e empoderados. A metodologia referenciada foi o livro de Jane Nelsen - Positive Discipline, com o auxílio de diversos artigos que trazem a mesma abordagem. Nessa perspectiva, é importante educar as crianças com respeito em casa e na sala de aula para que elas cresçam em um ambiente confortável e sem traumas. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4520 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_da_Evellin_Mariano_Moreira.pdf | 375,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.