Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Suely Ortiz Hamutary de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T13:35:45Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T13:35:45Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Suely Ortiz Hamutary de. O soroban como instrumento para aprendizagem educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4538 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que traz uma perspectiva de pensar relevância a respeito do uso do soroban como recurso usado nas aprendizagens de sala de aula para todos os alunos, inclusive para aqueles alunos com deficiências visuais. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica de cunho explicativo que foi realizada no período de dezembro de 2002 a maio de 2003. O objetivo foi identificar sua origem, os tipos e a funcionalidade deste recurso. Os resultados obtidos mediante a pesquisa demonstram a importância de saber como utilizá-lo e que feito da maneira correta sua funcionalidade diminui a defasagem e a dificuldade dos docentes no ensino da matemática para cegos e de incluir instrumentos pedagógicos especialmente em sala de aula como alternativa para o atendimento de alunos com deficiências visuais a fim de possibilitar a aprendizagem de forma inclusiva que não atrasem as aprendizagens destes alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-11T18:35:16Z No. of bitstreams: 1 TCC_SUELY ORTIZ.pdf: 1190300 bytes, checksum: a467fcb5be6e2f87ad1b1b2c64d49b04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-14T13:35:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_SUELY ORTIZ.pdf: 1190300 bytes, checksum: a467fcb5be6e2f87ad1b1b2c64d49b04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-14T13:35:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_SUELY ORTIZ.pdf: 1190300 bytes, checksum: a467fcb5be6e2f87ad1b1b2c64d49b04 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Soroban | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | O soroban como instrumento para aprendizagem educacional | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_SUELY ORTIZ.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.