Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4538
Título: | O soroban como instrumento para aprendizagem educacional |
Autor(es): | OLIVEIRA, Suely Ortiz Hamutary de |
Palavras-chave: | Soroban Deficiente visual Inclusão |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Suely Ortiz Hamutary de. O soroban como instrumento para aprendizagem educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. |
Resumo: | O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que traz uma perspectiva de pensar relevância a respeito do uso do soroban como recurso usado nas aprendizagens de sala de aula para todos os alunos, inclusive para aqueles alunos com deficiências visuais. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica de cunho explicativo que foi realizada no período de dezembro de 2002 a maio de 2003. O objetivo foi identificar sua origem, os tipos e a funcionalidade deste recurso. Os resultados obtidos mediante a pesquisa demonstram a importância de saber como utilizá-lo e que feito da maneira correta sua funcionalidade diminui a defasagem e a dificuldade dos docentes no ensino da matemática para cegos e de incluir instrumentos pedagógicos especialmente em sala de aula como alternativa para o atendimento de alunos com deficiências visuais a fim de possibilitar a aprendizagem de forma inclusiva que não atrasem as aprendizagens destes alunos. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4538 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_SUELY ORTIZ.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.