Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4680
Título: Musicalização: algumas contribuições da música nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Pereira, Camila de Souza
Palavras-chave: Musicalidade
Desenvolvimento
Aprendizagem
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, Camila de Souza. Musicalização: algumas contribuições da música nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como tema a Musicalização: algumas contribuições da música nos anos iniciais do ensino fundamental. Seus principais objetivos são: identificar e analisar como a música pode incentivar situações significativas e contribuir na construção do o aprendizado, desenvolvendo a leitura, escrita e aspectos cognitivos das crianças nos anos inicias do ensino fundamental. Objetiva ainda, buscar argumentos e justificativas para práticas pedagógicas que utilizem a música como elemento importante no desenvolvimento intelectual do aluno, reconstruindo a concepção de que trabalhar com a música pode fazer parte do espaço escolar. A pesquisa nos traz fontes e referenciais de consulta e averiguações, baseadas teoricamente em autores que propõem novos aprendizados para o ensino da música: Amorim e Vita (1956), Jeandot (1997), Beyer (2009), Loureiro (2001), Oliveira (2001), Bencke (2013), (2014), Soares (2014), Schambeck (2014), Araújo (2023). A pesquisa é de caráter qualitativo, classificada como exploratória e descritiva. Os dados produzidos foram através de observação em sala e de um questionário semiestruturado com questões abertas para os três professores dos anos iniciais do ensino fundamental em uma determinada instituição escolar do município de Ji Paraná-Rondônia. Os dados produzidos serão discutidos à luz dos teóricos acima citados, entre outros, que tratam da música e sua relação com a aprendizagem. O estudo mostra que as crianças se beneficiam da música no aspecto cognitivo, cultural e social, e por isso, a sua inserção no ensino fundamental pode ser uma grande estratégia pedagógica, aliada dos professores no processo de ensino aprendizagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação do Professor Alberto Dias Valadão
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4680
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAMILA_DE_SOUZA_PEREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.