Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Dorislaine Charupá de-
dc.date.accessioned2023-11-09T12:37:42Z-
dc.date.available2023-11-09T12:37:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCARVALHO, Dorislaine Charupá de. Um olhar docente sobre o ensino pós-pandemia. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4928-
dc.description.abstractO presente estudo tem como foco principal abordar sobre as consequências causadas no processo de ensino e aprendizagem no período pós-pandemia, a fim de compreender, a partir dos docentes alfabetizadores, como está o processo de alfabetização pós pandemia. Para tanto, foi necessário: Levantar as dificuldades e aprendizagens dos docentes em relação ao retorno das aulas presenciais, referente ao ensino da leitura e da escrita; Verificar com os docentes, quais as estratégias desenvolvidas para ao ensino da leitura e escrita após o retorno das aulas presenciais com as crianças do ensino fundamental I; e, identificar pontos de suporte oferecido aos docentes diante da alfabetização pós-pandemia. Neste estudo, estabelecemos um diálogo com diversos teóricos, que incluem: Cunha (2022), Ferreira (2010), Burci (2017), Romanelli (1998), Santos; Santos; Macedo (2012), Mortatti (2006), Freire (1987), Soares (2004), Ferreiro (2001), Delors (2003), Machado (2007), Ferreiro (1996), Freire (1996), Ribeiro (2021), Vygotsky (1984), Ferreira (2019), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e para a produção dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com quatro professoras do ensino fundamental I, que atuam nas escolas da rede municipal de ensino na cidade de Ji-Paraná-RO. Para análise dos dados foi empregada a Análise de Conteúdos. Os resultados destacam desafios relacionados ao acolhimento e suporte aos docentes, a importância da educação infantil, a implementação de projetos de recomposição de aprendizagem e o fortalecimento da parceria entre família e escola no contexto da alfabetização pós-pandemia. Diante disso, conclui-se, com base nos dados coletados, ser essencial a abordagem dessas questões para promover uma recuperação eficaz da educação e minimizar os impactos negativos da pandemia na alfabetizaçãopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Dorislaine Carvalho (dorislaine_500@hotmail.com) on 2023-11-09T00:31:17Z No. of bitstreams: 1 TCC DORISLAINE...pdf: 799880 bytes, checksum: 8fa646c9400789c0044082c4a6bb54ea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-09T12:37:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC DORISLAINE...pdf: 799880 bytes, checksum: 8fa646c9400789c0044082c4a6bb54ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-09T12:37:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC DORISLAINE...pdf: 799880 bytes, checksum: 8fa646c9400789c0044082c4a6bb54ea (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPós-pandemiapt_BR
dc.titleUm olhar docente sobre o ensino pós-pandemiapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The main focus of this study is to address the consequences caused in the teaching and learning process in the post-pandemic period, in order to understand, from literacy teachers, how the post-pandemic literacy process is going. To this end, it was necessary to: Raise the difficulties and learning of teachers in relation to the return of face-to-face classes, regarding the teaching of reading and writing; Check with teachers what strategies have been developed to teach reading and writing after returning from face-to-face classes with elementary school children; and, identify points of support offered to teachers regarding post-pandemic literacy. In this study, we established a dialogue with several theorists, which include: Cunha (2022), Ferreira (2010), Burci (2017), Romanelli (1998), Kuhlmann Jr (2000), Santos; Saints; Macedo (2012), Mortatti (2006), Freire (1987), Soares (2004), Ferreiro (2001), Delors (2003), Machado (2007), Ferreiro (1996), Freire (1996), Ribeiro (2021), Vygotsky (1984), Ferreira (2019), among others. This is a research with a qualitative approach, and to produce the data, a semi-structured interview was used with four elementary school teachers, who work in schools in the municipal education network in the city of Ji-Paraná-RO. Content Analysis was used to analyze the data. The results highlight challenges related to welcoming and supporting teachers, the importance of early childhood education, the implementation of learning restoration projects and the strengthening of the partnership between family and school in the context of post-pandemic literacy. In view of this, it is concluded, based on the data collected, that it is essential to address these issues to promote an effective recovery of education and minimize the negative impacts of the pandemic on literacypt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DORISLAINE...pdf781,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.