Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4928
Título: | Um olhar docente sobre o ensino pós-pandemia |
Autor(es): | Carvalho, Dorislaine Charupá de |
Palavras-chave: | Professor alfabetizador Alfabetização Pós-pandemia |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CARVALHO, Dorislaine Charupá de. Um olhar docente sobre o ensino pós-pandemia. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023. |
Resumo: | O presente estudo tem como foco principal abordar sobre as consequências causadas no processo de ensino e aprendizagem no período pós-pandemia, a fim de compreender, a partir dos docentes alfabetizadores, como está o processo de alfabetização pós pandemia. Para tanto, foi necessário: Levantar as dificuldades e aprendizagens dos docentes em relação ao retorno das aulas presenciais, referente ao ensino da leitura e da escrita; Verificar com os docentes, quais as estratégias desenvolvidas para ao ensino da leitura e escrita após o retorno das aulas presenciais com as crianças do ensino fundamental I; e, identificar pontos de suporte oferecido aos docentes diante da alfabetização pós-pandemia. Neste estudo, estabelecemos um diálogo com diversos teóricos, que incluem: Cunha (2022), Ferreira (2010), Burci (2017), Romanelli (1998), Santos; Santos; Macedo (2012), Mortatti (2006), Freire (1987), Soares (2004), Ferreiro (2001), Delors (2003), Machado (2007), Ferreiro (1996), Freire (1996), Ribeiro (2021), Vygotsky (1984), Ferreira (2019), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e para a produção dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com quatro professoras do ensino fundamental I, que atuam nas escolas da rede municipal de ensino na cidade de Ji-Paraná-RO. Para análise dos dados foi empregada a Análise de Conteúdos. Os resultados destacam desafios relacionados ao acolhimento e suporte aos docentes, a importância da educação infantil, a implementação de projetos de recomposição de aprendizagem e o fortalecimento da parceria entre família e escola no contexto da alfabetização pós-pandemia. Diante disso, conclui-se, com base nos dados coletados, ser essencial a abordagem dessas questões para promover uma recuperação eficaz da educação e minimizar os impactos negativos da pandemia na alfabetização |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4928 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DORISLAINE...pdf | 781,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.