Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4930
Título: O papel do supervisor escolar no acompanhamento das atividades remotas nos anos iniciais do ensino fundamental em Ji-Paraná – RO no período pandêmico
Autor(es): Marques, Katia Aparecida da Silva
Palavras-chave: Supervisoras escolares
Aulas Remotas
Atividades Pedagógicas
Data do documento: 2023
Citação: MARQUES, Katia Aparecida da Silva. O papel do supervisor escolar no acompanhamento das atividades remotas nos anos iniciais do ensino fundamental em Ji-Paraná – RO no período pandêmico. 2023. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, tem como tema O papel do supervisor escolar no acompanhamento das atividades remotas nos anos iniciais do ensino fundamental I, em Ji-Paraná – RO. Tem como problema de pesquisa: de que forma as supervisoras acompanharam o andamento das atividades remotas dos professores alfabetizadores? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é: compreender o papel do supervisor escolar no acompanhamento das atividades remotas nos anos iniciais do ensino fundamental I. Os objetivos específicos foram: Caracterizar o perfil do supervisor escolar: formação e trajetória profissional; identificar como ocorreu a atuação das supervisoras escolares nos anos iniciais do ensino fundamental I, em tempos de pandemia nas escolas da rede municipal de Ji-Paraná – Rondônia. Os autores que embasam o trabalho são: Horta (2007); Lôbo (2021); Saviani (2000); Saviani (2013); Machado (2021); Paiva; Paixão (1997). A pesquisa de cunho qualitativo utilizou, para a produção e coleta dos dados a entrevista semiestruturada. As participantes da pesquisa foram três supervisoras que atuam em escolas da educação básica em Ji-Paraná - RO. Os dados produzidos e coletados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo, sendo criado categorias considerando os objetivos da pesquisa. O que ficou evidente, é que as supervisoras fizeram o acompanhamento das atividades pedagógicas que foram desenvolvidas durante o período das aulas remotas de 2020 a 2021, desde acompanhar as aprendizagens dos alunos, bem como, auxiliaram os professores alfabetizadores em relação ao planejamento das atividades que compôs os apostilados para os alunos. Os resultados evidenciam a necessidade de formação continuada específica para a supervisor escolar, uma vez que, é por meio dos encontros formativos que surge a oportunidade de realizar as trocas de experiências e refletir sobre as atividades rotineiras que desempenha no espaço escolar. Concluímos que as supervisoras devem ter ciência de suas atribuições, entender que o seu papel é de suma importância. Essas profissionais são responsáveis por articular e facilitar o trabalho dos professores, dando assistência no planejamento, nesse sentido, é o supervisor que mobiliza toda a equipe pedagógica para que os objetivos e metas da escola sejam alcançados, efetivando a aprendizagem dos alunos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4930
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA KATIA APARECIDA DA SILVA MARQUES.pdf702,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.