Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vânia Correia da-
dc.date.accessioned2023-11-14T12:38:30Z-
dc.date.available2023-11-14T12:38:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Vânia Correia da. O que revelam os cadernos escolares sobre a leitura e escrita na alfabetização?. 2023. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4941-
dc.description.abstractAlfabetização é um assunto frequentemente discutido dentro e fora do espaço escolar por profissionais de variadas áreas que tentam explicar como esta se desenvolve e, de acordo com suas pesquisas e perspectivas teóricas, fazem afirmações a respeito do processo de alfabetização. Mas, o que revelam a escrita da criança nos cadernos? Como tem se consolidado na prática as atividades desenvolvidas pelas crianças? É por meio dos cadernos escolares que buscamos responder a esses questionamentos. O estudo objetiva compreender como acontece o processo de aprendizagem da leitura e escrita a partir da análise de uma coletânea de atividades e dois cadernos escolares das crianças na alfabetização de três escolas públicas de Ji-Paraná/RO. A metodologia adotada considerou a pesquisa bibliográfica para contextualização teórica, já para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental. Os resultados apontaram que as práticas de alfabetização se aproximam do modelo empirista. Nas atividades analisadas, percebemos forte influências das cartilhas com ênfase na repetição e memorização mecânica. Concluímos que a prática pedagógica adotada pelos docentes ainda está imbricada ao ensino empirista, onde o processo de produção da escrita e leitura ocorre artificialmente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by VANIA SILVA (vaniacs1989@gmail.com) on 2023-11-14T03:31:50Z No. of bitstreams: 1 TCC VÂNIA .pdf: 1896978 bytes, checksum: 654a6243e0083953db68626407ba16a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-14T12:38:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC VÂNIA .pdf: 1896978 bytes, checksum: 654a6243e0083953db68626407ba16a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-14T12:38:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC VÂNIA .pdf: 1896978 bytes, checksum: 654a6243e0083953db68626407ba16a3 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCadernos escolarespt_BR
dc.titleO que revelam os cadernos escolares sobre a leitura e escrita na alfabetização?pt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2Literacy is a subject frequently discussed inside and outside the school space by professionals from different areas who try to explain how it develops and, according to their research and theoretical perspectives, make statements about the literacy process. But, what does the child's writing in the notebooks reveal? How have the activities carried out by children been consolidated in practice? It is through school notebooks that we seek to answer these questions. The study aims to understand how the process of learning to read and write happens based on the analysis of a collection of activities and two school notebooks of children in the literacy cycle of three public schools in Ji-Paraná/RO. The methodology adopted considered bibliographical research for theoretical contextualization, while for data collection, documentary research was used. The results showed that literacy practices are close to the empiricist model. In the activities analyzed, we noticed strong influences from booklets with an emphasis on repetition and mechanical memorization. We conclude that the pedagogical practice adopted by teachers is still intertwined with empiricist teaching, where the process of writing and reading production occurs artificially.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VÂNIA .pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.