Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4941
Title: O que revelam os cadernos escolares sobre a leitura e escrita na alfabetização?
Authors: Silva, Vânia Correia da
Keywords: Leitura e escrita
Alfabetização
Cadernos escolares
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, Vânia Correia da. O que revelam os cadernos escolares sobre a leitura e escrita na alfabetização?. 2023. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.
Abstract: Alfabetização é um assunto frequentemente discutido dentro e fora do espaço escolar por profissionais de variadas áreas que tentam explicar como esta se desenvolve e, de acordo com suas pesquisas e perspectivas teóricas, fazem afirmações a respeito do processo de alfabetização. Mas, o que revelam a escrita da criança nos cadernos? Como tem se consolidado na prática as atividades desenvolvidas pelas crianças? É por meio dos cadernos escolares que buscamos responder a esses questionamentos. O estudo objetiva compreender como acontece o processo de aprendizagem da leitura e escrita a partir da análise de uma coletânea de atividades e dois cadernos escolares das crianças na alfabetização de três escolas públicas de Ji-Paraná/RO. A metodologia adotada considerou a pesquisa bibliográfica para contextualização teórica, já para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental. Os resultados apontaram que as práticas de alfabetização se aproximam do modelo empirista. Nas atividades analisadas, percebemos forte influências das cartilhas com ênfase na repetição e memorização mecânica. Concluímos que a prática pedagógica adotada pelos docentes ainda está imbricada ao ensino empirista, onde o processo de produção da escrita e leitura ocorre artificialmente.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4941
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC VÂNIA .pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.