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Título: Alfabetização e letramento nos anos iniciais: Prática docente e os métodos de ensino - aprendizagem
Autor(es): Costa, Juliana Santos
Palavras-chave: Alfabetização
Métodos
Letramento
Anos iniciais
Data do documento: 9-Out-2023
Citação: COSTA, Juliana Santos. Alfabetização e letramento nos anos iniciais: Prática docente e os métodos de ensino - aprendizagem. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: A alfabetização é um tema que, mesmo diante de inúmeros estudos, segue sendo necessário ser explorado, principalmente ao que se refere as dificuldades dos alunos em se desenvolver nessa etapa escolar. Este trabalho de conclusão de curso, intitulado Alfabetização e letramento nos anos iniciais: Prática docente e os métodos de ensino-aprendizagem tem como pergunta de pesquisa: como está sendo desenvolvida a alfabetização em uma escola pública de Ji-Paraná: quais os métodos utilizados na aprendizagem? Tem como objetivo geral compreender a prática docente frente a alfabetização com crianças de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, buscando identificar os métodos utilizados para esse processo. Os objetivos específicos são: Analisar o desenvolvimento do trabalho docente em turma de alfabetização; Identificar métodos e técnicas utilizados para o processo de ensino; verificar a participação das crianças no processo de aprendizagem. Este trabalho surgiu a partir de uma atividade de estágio de observação em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, sendo verificado que as crianças apresentavam dificuldades ao ler, escrever, reconhecer letras, sendo que é uma fase esperada para o desenvolvimento dessas habilidades. A pesquisa é qualitativa e conta com técnica de observação simples e os devidos registros em caderno de campo. Os participantes foram 24 alunos do 1º ano de uma escola pública de Ji-Paraná, Rondônia. Destaca-se como aspectos relevantes neste trabalho: que o processo de alfabetização não requer um único método de ensino e com eles, diversas formas de abordagens e, quanto maior a interação com as crianças, melhor; letramento e alfabetização devem ser trabalhados juntos e isso implica em considerar o que sabem as crianças e seus universos de vivências. As crianças estão sendo multi letradas devido ao contexto que vivem e a escola precisa reconhecer esse fator e buscar trabalhar de forma a aproveitar os conhecimentos delas. Por fim, a alfabetização é um processo lento, que requer paciência por parte dos docentes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Isaura Isabel Conte
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5087
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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