Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5244
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Santos, Jessica de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T21:07:53Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18T21:07:53Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Jessica de Jesus. Análise de plano de aula a partir do desenho universal para a aprendizagem: um foco na educação infantil. 2024. 80 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia ) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5244 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - Campos de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema a análise de Plano de aula a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem com ênfase na educação infantil. A questão principal da investigação é: de que maneira os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) podem auxiliar na análise de plano de aula na perspectiva inclusiva? Essa questão é relevante porque a pesquisa mostra a importância da inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, e mostra que o DUA pode auxiliar na análise e na elaboração de planos de aula em uma perspectiva inclusiva. Foi empregado no método a pesquisa de levantamento e análise documental, desenvolvida em uma escola municipal de educação infantil e fundamental na cidade de Ariquemes, Rondônia. Contou com a participação de uma professora da educação infantil. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista e a análises de planos de aulas, interpretados por meio da análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: a) perfil da participante: a professora participante da pesquisa possuía 33 anos de idade, Pedagoga e também especialista em informática na educação e atuava na turma turma do Pré I; b) estratégias didáticas na inclusão de alunos com TEA: a professora buscava identificar as dificuldades do aluno para organizar as aulas com recursos e estratégias que pudessem ajudar; c) a organização da prática pedagógica e os planos de aula: mesmo não conhecendo o DUA, identificou-se que a professora utilizava uma abordagem centrada nas necessidades e potencialidades dos alunos, especialmente daqueles com TEA. Somado a isso, incentiva a participação dos alunos, elaborava e adaptava materiais de acordo com as necessidades específicas de sua turma. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da pesquisa que ofereça uma inclusão dos alunos com TEA mostrando a importância do planejamento escolar e que o DUA pode ser uma abordagem em uma perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jessica de Jesus Santos Santos (santosjessicaj241@gmail.com) on 2024-04-18T16:07:35Z No. of bitstreams: 1 TCC Jessica Santos 2024 versão final.docx.pdf: 716391 bytes, checksum: 06582b2b18906f1794950227e2050f13 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2024-04-18T21:07:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Jessica Santos 2024 versão final.docx.pdf: 716391 bytes, checksum: 06582b2b18906f1794950227e2050f13 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-18T21:07:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Jessica Santos 2024 versão final.docx.pdf: 716391 bytes, checksum: 06582b2b18906f1794950227e2050f13 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Desenho universal para a aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise de plano de aula a partir do desenho universal para a aprendizagem: um foco na educação infantil | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jessica Santos 2024 versão final.docx.pdf | 699,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.