Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSantos, Jessica de Jesus-
dc.date.accessioned2024-04-18T21:07:53Z-
dc.date.available2024-04-18T21:07:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSantos, Jessica de Jesus. Análise de plano de aula a partir do desenho universal para a aprendizagem: um foco na educação infantil. 2024. 80 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia ) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5244-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - Campos de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a análise de Plano de aula a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem com ênfase na educação infantil. A questão principal da investigação é: de que maneira os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) podem auxiliar na análise de plano de aula na perspectiva inclusiva? Essa questão é relevante porque a pesquisa mostra a importância da inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, e mostra que o DUA pode auxiliar na análise e na elaboração de planos de aula em uma perspectiva inclusiva. Foi empregado no método a pesquisa de levantamento e análise documental, desenvolvida em uma escola municipal de educação infantil e fundamental na cidade de Ariquemes, Rondônia. Contou com a participação de uma professora da educação infantil. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista e a análises de planos de aulas, interpretados por meio da análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: a) perfil da participante: a professora participante da pesquisa possuía 33 anos de idade, Pedagoga e também especialista em informática na educação e atuava na turma turma do Pré I; b) estratégias didáticas na inclusão de alunos com TEA: a professora buscava identificar as dificuldades do aluno para organizar as aulas com recursos e estratégias que pudessem ajudar; c) a organização da prática pedagógica e os planos de aula: mesmo não conhecendo o DUA, identificou-se que a professora utilizava uma abordagem centrada nas necessidades e potencialidades dos alunos, especialmente daqueles com TEA. Somado a isso, incentiva a participação dos alunos, elaborava e adaptava materiais de acordo com as necessidades específicas de sua turma. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da pesquisa que ofereça uma inclusão dos alunos com TEA mostrando a importância do planejamento escolar e que o DUA pode ser uma abordagem em uma perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jessica de Jesus Santos Santos (santosjessicaj241@gmail.com) on 2024-04-18T16:07:35Z No. of bitstreams: 1 TCC Jessica Santos 2024 versão final.docx.pdf: 716391 bytes, checksum: 06582b2b18906f1794950227e2050f13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2024-04-18T21:07:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Jessica Santos 2024 versão final.docx.pdf: 716391 bytes, checksum: 06582b2b18906f1794950227e2050f13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-18T21:07:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Jessica Santos 2024 versão final.docx.pdf: 716391 bytes, checksum: 06582b2b18906f1794950227e2050f13 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise de plano de aula a partir do desenho universal para a aprendizagem: um foco na educação infantilpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jessica Santos 2024 versão final.docx.pdf699,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.