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Title: Educação ambiental - Bacia escola: A gestão hídrica como componente curricular eletivo
Authors: Caetano, Luciana Pardinho Santos
Keywords: Pesquisa-Ação
Recursos Hídricos
Metodologia de Ensino
Educação Ambiental
Issue Date: 2023
Citation: CAETANO, Luciana Pardinho Santos. Educação ambiental - Bacia escola: A gestão hídrica como componente curricular eletivo. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Abstract: Os recursos hídricos apresentam caráter essencial para a sociedade e a Educação Ambiental (EA) se constitui como importante ferramenta para ampliar os diálogos hídricos, envolvimento da sociedade e possibilitar a transformação da realidade frente a esse valioso recurso. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo foi propor componente curricular eletivo intitulado “Bacia Escola: análise integrada dos recursos hídricos” como ferramenta para promover o fortalecimento da EA, com intuito de ampliar os diálogos e envolvimento na gestão hídrica do estado de Rondônia. A dissertação foi estruturada em três artigos e um produto educacional. O primeiro artigo teve como objetivo mapear os instrumentos legais que subsidiem o ensino com ênfase na gestão hídrica, desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e documental, sob a perspectiva qualitativa. Como resultado notou-se amplo arcabouço legal, com destaque para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Constituição Federal, a Política Nacional do Meio Ambiente juntamente às suas novas diretrizes, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Política Nacional de Educação Ambiental. O segundo artigo teve como intuito analisar a viabilidade da implantação do ensino hídrico no ensino básico, como componente curricular eletivo a partir da percepção de estudantes do ensino médio no município de Jaru – Rondônia (Brasil). A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos alinhados ao estudo de caso. O estudo evidenciou lacunas de conhecimento dos estudantes acerca das temáticas hídricas e revelou o interesse de 61% dos estudantes em participar de um componente curricular eletivo inerente a essa temática. Este estudo embasou a viabilidade do ensino hídrico a partir dos resultados obtidos pela Percepção Ambiental. O terceiro artigo teve como intuito demonstrar os resultados obtidos nas quatro etapas principais da pesquisa-ação participativa, com ênfase em socializar o cumprimento do componente curricular eletivo em turma experimental no município de Jaru (RO). Os resultados retomaram o amplo arcabouço legal para o ensino com ênfase nos recursos hídricos; lacunas de conhecimento dos estudantes em relação às temáticas hídricas e o interesse dos mesmos em aprofundar os estudos nessa área. O produto educacional corresponde ao e-book tutorial “Bacia Escola - análise integrada dos recursos hídricos”, que consiste em conjunto de instruções, que abrange plano de aula, base legal, teórica e metodológica para desenvolvimento de aulas com ênfase nos recursos hídricos. A execução do componente curricular eletivo, por intermédio do e-book tutorial em turma experimental, foi considerada exitosa, por cumprir os objetivos propostos e pela sua eficácia, desempenho e viabilidade identificados a partir da percepção dos estudantes, validando o produto a cada experimento didático. A pesquisa em tela, cumpriu com objetivos da pesquisaação participante, uma vez que contribuiu para fortalecer a EA, ao mitigar as lacunas de conhecimento identificadas na área de estudo, ao ampliar a disseminação de informações e diálogos inerentes à gestão hídrica no estado de RO, demostrando ser viável sua replicabilidade em outras regiões a partir da adequação da realidade do cenário socioambiental e da política de implantação da gestão hídrica e ao fornecer produto educacional com ferramentas metodológicas teóricas e práticas, com ênfase nos recursos hídricos. Este estudo conflui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de qualidade, 6 - Água potável e saneamento, 11 - Cidades e comunidades sustentáveis e 17 - Parcerias e meios de implementação.
Description: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos, sob a Orientação da profª Drª Nubia Caramello e coorientação da profª Drª Patrícia Soares de Maria de Medeiros
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5303
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

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