Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5308
Title: Percepções de docentes da educação infantil sobre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na classe comum
Authors: 
Santos, Claudineia Esteves dos
Keywords: Educação Inclusiva
Formação continuada
Percepções Docentes
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Educação Infantil
Issue Date: 2024
Citation: SANTOS, Claudineia Esteves dos. Percepções de docentes da educação infantil sobre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na classe comum. 2024. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.
Abstract: Este trabalho de pesquisa tem como tema o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na classe comum. A questão principal de investigação: quais as percepções de docentes da educação infantil de uma escola municipal de Ariquemes sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na classe comum? Tem como objetivo geral compreender as percepções dos docentes na educação infantil sobre a inclusão de alunos com TEA na classe comum de uma escola em Ariquemes. Justifica-se que esta pesquisa é crucial para evidenciar as percepções dos docentes, pois desempenham um papel central nas práticas inclusivas. O entendimento de suas experiências, desafios e necessidades de suporte é fundamental para aa elaboração de políticas educacionais e dar suporte para as práticas pedagógicas. No método esta pesquisa tem natureza aplicada, sua abordagem é qualitativa, seus objetivos são descritivos e explicativos. Quanto aos procedimentos técnicos adota a pesquisa de levantamento, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas com a participação de 3 professoras. A partir da análise de conteúdo, os dados foram organizados em quatro categorias a saber: a) perfil dos participantes; b) experiências com a inclusão de alunos com TEA; c) a organização do trabalho pedagógico; d) suporte e apoio para a inclusão de alunos com TEA. Dentre os principais resultados e discussão, os professores expressaram uma necessidade urgente de formação continuada e capacitação com a inclusão de alunos com TEA, destacando a falta de preparação inicial. Identificou-se que os docentes enfrentam uma carência de recursos e apoio adequado para a inclusão, incluindo materiais adaptados, auxiliares especializados em sala de aula e suporte pedagógico. Os participantes afirmaram que possuem uma série de desafios práticos na implementação da inclusão, como dificuldades na adaptação do currículo, manejo de comportamentos desafiadores e atenção individualizada. Os professores enfatizaram a importância de entender as necessidades específicas dos alunos com TEA, ressaltando a importância de estratégias diferenciadas e apoio emocional. Espera-se que esta pesquisa ofereça uma contribuição ao campo da educação inclusiva, quanto à necessidade de orientar práticas pedagógicas mais eficazes e promover um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para alunos com TEA na educação infantil.
Description: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5308
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CLAUDINEIA SANTOS 2024 publicação.pdf836,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.