Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5310
Título: | Desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Rosilene Muniz |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Formação de Professores Deficiência Intelectual |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SILVA, Rosilene Muniz. Desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023 |
Resumo: | A inclusão social da pessoa com deficiência no contexto educacional parece ser ainda um grande desafio para as escolas. O presente artigo tem como objetivo geral compreender como se dá a inclusão de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal, em uma escola em Ji -Paraná/RO. E como objetivos específicos: identificar a função da gestão escolar frente a inclusão; verificar a atuação dos profissionais que trabalham em sala de aula, na sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e dos cuidadores e verificar ainda o que a escola descreve sobre o atendimento dos alunos com deficiência em seus documentos legais e pedagógicos, analisar os espaços físicos específicos para as alunos com deficiência intelectual e as adaptações feitas para o recebimento desses alunos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de observação não participante, de abordagem qualitativa, realizada com duas professoras e uma cuidadora escolar. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionários semiestruturados e investigados considerando a análise de conteúdo na perspectiva de Gil (2008). Os resultados da pesquisa, apontam que embora a educação seja um direito de todos regulamentado por lei, a inclusão do aluno com deficiência caminha em passos lentos e ainda há muito o que se fazer para alcançar os objetivos previstos na constituição. Torna-se fundamental analisar as referidas considerações, haja visto que esta modalidade de ensino tem um papel importante na construção da sociedade. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profa. Dra. Rosiane Ribas de Souza Eler. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5310 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Rosilene_Muniz_da_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 493,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.