Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/763
Título: A responsabilidade civil das instituições bancárias frente ao uso do cartão bancário e da senha pessoal
Autor(es): Oliveira, Elifânia Pereira Lima de
Palavras-chave: Direito civil
Bancos - Responsabilidade civil
Senha bancária
Cartão bancário
Data do documento: 2015
Citação: OLIVEIRA, Elifânia Pereira Lima de. A responsabilidade civil das instituições bancárias frente ao uso do cartão bancário e da senha pessoal. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O instituto da Responsabilidade Civil tem sido com a evolução da sociedade objeto de grandes discussões e questionamentos. Aliado a grande relevância que os bancos têm representado, bem como, a dependência cada vez maior das pessoas aos seus serviços, é que surge o tema da Responsabilidade civil das instituições bancárias. As instituições bancárias disponibilizam aos seus clientes o cartão bancário que permite o cadastramento da senha pessoal para movimentações e transações financeiras. Apesar do aumento considerável no número de cartões emitidos a cada ano, em detrimento até mesmo do número de cheques emitidos, pouco ou quase nada tem sido juridicamente disciplinado em relação ao assunto. O Judiciário tem a cada dia recebido uma grande demanda de casos envolvendo as instituições bancárias, especialmente no uso do cartão e senha. Na falta de regramento específico os casos têm sido pacificados mediante doutrina e jurisprudência, casos há em que se fala em dever de segurança, incorrendo a instituição financeira em responsabilidade civil objetiva, outros, em que há o dever de guarda por parte do correntista. Desta forma, este trabalho se propõe a analisar os casos mais recorrentes de responsabilidade civil bancária envolvendo o uso de cartão e senha e as suas respectivas soluções segundo a visão doutrinária e jurisprudencial.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. M.e Gilson Tetsuo Miyakava
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/763
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL - ELIFANIA PEREIRA LIMA DE OLIVEIRA.pdf580,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador