Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/806
Título: Reforma tributária: desafios e perspectivas
Autor(es): Andrade, Ronaldo Rezende Aparecido de
Palavras-chave: Reforma tributária
Carga tributária
Estado
Consumidor
Data do documento: 2007
Citação: ANDRADE, Ronaldo Rezende Aparecido de. Reforma tributária: desafios e perspectivas. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: Fazer uma Reforma Tributária ampla, não é nada fácil, pois envolve o interesse de diversos indivíduos. As atuais Propostas de Reforma Tributária defendem a criação de um imposto único cobrado sobre o valor agregado, o IVA, que deverá ser de competência da União, a qual ficará responsável em repassar parte desta arrecadação aos Estados, Distrito Federal e Municípios, na forma prevista em Lei. Visando superar as resistências encontradas em uma ampla Reforma Tributária, o Governo Federal resolveu instituir a reforma em varias partes e aprová-las gradativamente, a fim de evitar maiores discussões com os diversos segmentos envolvidos. Deste modo o objetivo deste artigo é conhecer o processo da Reforma Tributária, demonstrando vantagens e desvantagens para os sujeitos envolvidos – Estado e consumidor final. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica exploratória, este trabalho fez uma abordagem histórica sobre a evolução do Sistema Tributário Nacional; levantou as principais dificuldades enfrentadas pelos Estados, proporcionada por esta mudança na tributação; evidenciou os benefícios do fim da “Guerra Fiscal”; demonstrou as vantagens e desvantagens da mudança tributária, a composição da nova carga proposta e as alterações quanto ao poder de tributar; e por fim, apresentou um demonstrativo do cálculo do produto sob a nova ótica de tributar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/806
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reforma Tributária.pdf197,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador