Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1959
Título: | Informática educacional: uso do blog como recurso na prática pedagógica |
Autor(es): | Moris, Simone Oliveira Carvalhais |
Palavras-chave: | Informática Educacional Blog Ensino e aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | MORIS, Simone Oliveira Carvalhais. Informática educacional: uso do blog como recurso na prática pedagógica. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. |
Resumo: | Esta dissertação consiste numa análise interpretativa, realizada sob uma abordagem quantitativa e qualitativa do uso do blog como recurso em três disciplinas do Ensino Fundamental. Teve como objetivo identificar as potencialidades do seu uso e debater as transformações que vem ocorrendo na sociedade contemporânea relacionadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Apresenta um breve percurso histórico da Internet e seu uso na educação; apresenta o blog como sendo um recurso pedagógico - seu conceito, origem e categorização; analisa as concepções do uso do blog e as práticas de professores e estudantes. Partimos do pressuposto de que a utilização do recurso tecnológico do blog pode proporcionar o conhecimento para além do espaço físico da sala de aula, criando, assim, um ambiente dialógico e interativo. A pesquisa de campo foi realizada através do uso de questionários e entrevistas, que resultaram em respostas às inquietações pesquisadas em relação ao uso do Blog como recurso pedagógico. A metodologia adotada foi de natureza mista sendo qualitativa e quantitativa e através dos dados coletados procuramos compreender o Blog como um ambiente de apoio ao ensino, levantando questionamentos acerca de sua inserção na prática pedagógica e as possíveis contribuições para a construção do conhecimento. O plano de intervenção foi suficiente para capacitar os professores que atuam na Escola Estadual Júlio Guerra, oportunizando o desenvolvimento de habilidades. Nessa perspectiva, foi necessário estudar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a Educação do Século XXI, seus desafios e habilidade, estudos sobre a Informática Educacional e os tipos de Blogs, seus conceitos, características e ambientes colaborativos. Obtivemos como resultado a compreensão de que o blog se configura como um ambiente de apoio ao ensino e aprendizagem, oferecendo suporte à prática pedagógica, oferecendo contribuições significativas para a construção do conhecimento. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1959 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTA__O_SIMONE_MORIS_1870573393.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.