Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paião, Mateus Batista | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T21:04:53Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T21:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PAIÃO, Mateus Batista. Introdução de conceitos de física no ensino fundamental através de simulações. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3616 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Licenciado em Física, sob orientação da Prof. M.a Vanessa Delfino Kegler e coorientação do Prof. Dr. Marco Polo Moreno de Souza. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido no decorrer da pandemia da Covid -19, como uma forma alternativa do ensino de Física de forma remota, podendo também ser aproveitado em aulas presencias, quando for possível. O trabalho é baseado na Base Nacional Comum Curricular, BNCC, onde foram escolhidas 12 habilidades referentes ao ensino fundamental que continham conteúdos de Física de forma direta ou indireta. Posteriormente buscou-se simulações disponíveis de forma gratuita que fossem capazes de atender os conceitos físicos envolvidos nas habilidades escolhidas da BNCC. Durante a pesquisa encontrou -se sites e aplicativos que atenderam completamente e parcialmente as 12 escolhas feitas. Para algumas dessas situações foram encontradas mais de uma opção de simulação. Dentre os simuladores encontrados, o Phet foi o mais utilizado e satisfatório para as atender os requisitos esperados. Observou-se também que ainda não possui simuladores para alguns conceitos físicos descritos nas exigências da BNCC, e o simulador da Habilidade EF09CI01 além de atender todos os conceitos físicos exigidos por ela, possui conteúdos mais aprofundados de Física. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T16:44:34Z No. of bitstreams: 1 TCC - Mateus_Batista_Paião.pdf: 3938100 bytes, checksum: 10a9dfbe3deecca987242e9ca2cc4e33 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-18T21:03:12Z No. of bitstreams: 1 TCC - Mateus_Batista_Paião.pdf: 3938100 bytes, checksum: 10a9dfbe3deecca987242e9ca2cc4e33 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-18T21:03:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Mateus_Batista_Paião.pdf: 3938100 bytes, checksum: 10a9dfbe3deecca987242e9ca2cc4e33 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-18T21:04:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Mateus_Batista_Paião.pdf: 3938100 bytes, checksum: 10a9dfbe3deecca987242e9ca2cc4e33 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-18T21:04:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Mateus_Batista_Paião.pdf: 3938100 bytes, checksum: 10a9dfbe3deecca987242e9ca2cc4e33 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Simulações virtuais | pt_BR |
dc.title | Introdução de conceitos de física no ensino fundamental através de simulações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Mateus_Batista_Paião.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.