Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4051
Título: Materiais didáticos para o ensino de química: especificidades para os estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Silva Júnior, Genival Gomes da
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Materiais didáticos
Data do documento: 2021
Citação: SILVA JÚNIOR, Genival Gomes da. Materiais didáticos para o ensino de química: especificidades para os estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2021. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: É importante refletir para compreender que a inclusão escolar não se consolida apenas com a matrícula dos estudantes com deficiência na escola, mas depende de muitas atitudes e ações das pessoas que atuam em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. No tocante às especificidades no ensino dos componentes curriculares como, por exemplo, a Química, a inclusão no Ensino Médio de estudantes com deficiências ainda é um processo em construção, assim como os aspectos que envolvem a formação de seus professores. Neste contexto, buscouse responder a seguinte questão: é possível desenvolver, em um trabalho direcionado aos professores de Química, a flexibilização de materiais didáticos de acordo com as necessidades e características específicas dos estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista, de maneira a contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem e visando uma prática pedagógica inclusiva? Esta pesquisa tem o objetivo de identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores de Química durante o trabalho dos conteúdos específicos desta disciplina com os estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista, e propor adequações no uso de materiais específicos para tornar a prática pedagógica inclusiva e melhorar o desempenho didático dos professores e o aprendizado de seus alunos. Foi realizada uma pesquisa-ação junto aos professores de Química e os profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus de Ji-Paraná. A partir dos resultados, observa-se a necessidade emergente de capacitações continuadas para que os professores se sintam confiantes para o trabalho com os estudantes com o Transtorno do Espectro Autista que chegam ao campus, bem como formações sobre a flexibilização dos recursos didáticos para os materiais trabalhados em sala de aula, no intuito de entender estes estudantes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4051
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disssertação.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.