Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4161
Title: Uma revisão acerca das estratégias que auxiliam no processo de aprendizagem de alunos om TEA no ensino regular.
Authors: Bins, Jane Keler de Faria Ferreira
Keywords: Autismo;
Ensino;
Estratégias metodológicas.
Issue Date: 2022
Citation: BINS, J. K. F. F. Uma revisão acerca das estratégias que auxiliam no processo de aprendizagem de alunos om TEA no ensino regular. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva.
Abstract: Diversos estudos realizados em escolas públicas brasileiras têm mostrado que uma quantidade significativa de crianças com TEA não conseguem aprender através do métodos de ensino tradicional, pois estes indivíduos necessitam de uma série de intervenções e estimulações para que consigam desenvolver e melhorar habilidades cognitivas: atenção, concentração, linguagem, comunicação; e sociais, para, então, assimilar o conhecimento e aprender. Dadas as circunstâncias do ensino brasileiro, defronta-se com a necessidade de capacitar o corpo docente para que não apenas recebam e insiram os alunos com TEA na classe regular, mas que, efetivamente, lhes auxiliem a superar desafios e desenvolver potencialidades. Frente a isto, este trabalho teve como objetivo mapear as estratégias e metodologias que contribuem para o processo de aprendizagem de alunos com TEA no ensino regular. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, quanti-qualitativa e descritiva, através de pesquisas em repositórios acadêmicos e bases de dados científicas, como a SciELO e PubMed. Assim, os resultados mostraram que a ciência tem apresentado uma série de métodos baseados em evidência voltado às intervenções naturalísticas, reforçamento positivo, modelagem comportamental, análises de tarefas, apoios visuais, dentre outras estratégias. Apesar de possuírem propósitos diferentes, estas metodologias caminham a um único fim: estimular o desenvolvimento de repertórios comportamentais instalados na circunstância concreta da vida dos sujeitos, de modo que consigam criar habilidades que lhes permitam desenvolver uma comunicação e interação. Portanto, faz-se urgente a capacitação dos professores para que entendam as demandas dos alunos com TEA no ensino regular e atuem com vistas à verdadeira inclusão.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4161
Appears in Collections:Medicina Veterinária (Monografias)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.