Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4250
Title: | História da educação de surdos: em busca de uma pedagogia visual |
Authors: | Santos, Adriana Cardoso do Nascimento dos Peña, Liane Forero |
Keywords: | Educação de Surdos Cultura Surda Pedagogia Surda |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SANTOS, Adriana Cardoso do Nascimento dos, PEÑA, Liane Forero. História da educação de surdos: em busca de uma pedagogia visual. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021. |
Abstract: | Este trabalho apresenta reflexões sobre a história da educação de surdos e identifica os elementos educacionais por meio da sua história cultural de contatos entre surdos e ouvintes, proporcionando sugestões acerca da prática de ensino escolar para crianças surdas. O estudo teve como objetivo geral um levantamento bibliográfico sobre a educação de surdos em todos os períodos da história. Os objetivos específicos pontuamos características sociais e culturais que contribuem para a reflexão sobre a educação de surdos valorizando as perspectivas de bibliografias produzidas por pessoas surdas. As considerações finais ressaltam que a pedagogia surda é uma modalidade de ensino em que o aluno surdo é um sujeito que motiva a partir de suas experiências visuais e da língua gestual novas abordagens e diálogos entre professor e aluno para construção de um espaço educacional bilíngue. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4250 |
Appears in Collections: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA CARDOSO E LIANE FORERO.pdf | 932,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.