Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gusmão, Elma Gomes | - |
dc.contributor.author | Coimbra, Vânia Chanevy | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T14:53:11Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T14:53:11Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Elma Gomes, COIMBRA, Vânia Chanevy. TDAH na concepção e práticas docente. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293 | - |
dc.description.abstract | Relatos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas a comportamento de inquietação e/ ou desatenção na escola são frequentes. Comumente, tal comportamento é relacionado ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Diante disso, o presente estudo buscou conhecer as concepções e práticas pedagógicas docentes sobre o TDAH. Para tanto, o artigo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa na abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Os participantes da pesquisa foram sete professores de escolas da rede municipal e estadual que atuam no Ensino Fundamental. Os dados coletados foram agrupados nas seguintes categorias: concepções docentes sobre TDAH e estratégias utilizadas para promover a aprendizagem de alunos com TDAH. Os resultados obtidos apontam a necessidade de formação continuada para melhor compreensão do TDAH e para subsidiar o planejamento de estratégias e recursos, que respeitem a especificidade de cada aluno com TDAH, assim contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem e em suas relações social e emocional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:52:47Z No. of bitstreams: 1 ELMA E VANIA.PDF: 322809 bytes, checksum: 88552324dc0444981a92e97bcdbc9d0f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:53:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELMA E VANIA.PDF: 322809 bytes, checksum: 88552324dc0444981a92e97bcdbc9d0f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:53:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELMA E VANIA.PDF: 322809 bytes, checksum: 88552324dc0444981a92e97bcdbc9d0f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-06T14:53:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELMA E VANIA.PDF: 322809 bytes, checksum: 88552324dc0444981a92e97bcdbc9d0f (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | TDAH na concepção e práticas docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELMA E VANIA.PDF | 315,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.