Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGusmão, Elma Gomes-
dc.contributor.authorCoimbra, Vânia Chanevy-
dc.date.accessioned2023-06-06T14:53:11Z-
dc.date.available2023-06-06T14:53:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGUSMÃO, Elma Gomes, COIMBRA, Vânia Chanevy. TDAH na concepção e práticas docente. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293-
dc.description.abstractRelatos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas a comportamento de inquietação e/ ou desatenção na escola são frequentes. Comumente, tal comportamento é relacionado ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Diante disso, o presente estudo buscou conhecer as concepções e práticas pedagógicas docentes sobre o TDAH. Para tanto, o artigo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa na abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Os participantes da pesquisa foram sete professores de escolas da rede municipal e estadual que atuam no Ensino Fundamental. Os dados coletados foram agrupados nas seguintes categorias: concepções docentes sobre TDAH e estratégias utilizadas para promover a aprendizagem de alunos com TDAH. Os resultados obtidos apontam a necessidade de formação continuada para melhor compreensão do TDAH e para subsidiar o planejamento de estratégias e recursos, que respeitem a especificidade de cada aluno com TDAH, assim contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem e em suas relações social e emocional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:52:47Z No. of bitstreams: 1 ELMA E VANIA.PDF: 322809 bytes, checksum: 88552324dc0444981a92e97bcdbc9d0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:53:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELMA E VANIA.PDF: 322809 bytes, checksum: 88552324dc0444981a92e97bcdbc9d0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:53:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELMA E VANIA.PDF: 322809 bytes, checksum: 88552324dc0444981a92e97bcdbc9d0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-06T14:53:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELMA E VANIA.PDF: 322809 bytes, checksum: 88552324dc0444981a92e97bcdbc9d0f (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleTDAH na concepção e práticas docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELMA E VANIA.PDF315,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.