Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293
Title: | TDAH na concepção e práticas docente |
Authors: | Gusmão, Elma Gomes Coimbra, Vânia Chanevy |
Keywords: | TDAH Prática pedagógica Formação docente |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | GUSMÃO, Elma Gomes, COIMBRA, Vânia Chanevy. TDAH na concepção e práticas docente. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022. |
Abstract: | Relatos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas a comportamento de inquietação e/ ou desatenção na escola são frequentes. Comumente, tal comportamento é relacionado ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Diante disso, o presente estudo buscou conhecer as concepções e práticas pedagógicas docentes sobre o TDAH. Para tanto, o artigo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa na abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Os participantes da pesquisa foram sete professores de escolas da rede municipal e estadual que atuam no Ensino Fundamental. Os dados coletados foram agrupados nas seguintes categorias: concepções docentes sobre TDAH e estratégias utilizadas para promover a aprendizagem de alunos com TDAH. Os resultados obtidos apontam a necessidade de formação continuada para melhor compreensão do TDAH e para subsidiar o planejamento de estratégias e recursos, que respeitem a especificidade de cada aluno com TDAH, assim contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem e em suas relações social e emocional. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293 |
Appears in Collections: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELMA E VANIA.PDF | 315,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.