Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4326
Title: | Compreendendo o processo de aprendizagem de um estudante com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Authors: | Oliveira, Rosinéia Silva |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista Aprendizagem Inclusão |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | OLIVEIRA, Rosinéia Silva. Compreendendo o processo de aprendizagem de um estudante com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 45 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2023. |
Abstract: | O presente estudo possui como objetivo compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem de um estudante dos anos iniciais do ensino fundamental I, com Transtorno do Espectro Autista. Esta é uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada através de levantamento bibliográfico para aprofundamento das fontes teóricas acerca da temática. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado contendo questões abertas. O estudo foi realizado através de observação direta e anotações no diário de bordo, com o intuito de conhecer o ambiente, os profissionais e o aluno. Como base teórica usamos os seguintes autores: Brande e Zanfelice (2012), Bereohff (1993), Fonseca (2009), Gomes (2010), Pimentel (2013), Scardua (2008) entre outros. A análise dos dados foi feita com base na proposta de Laurence Bardin (2011) através de análise de conteúdo. Considera-se que é necessário compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando propor a elaboração de políticas públicas bem como, a concretização de estratégias didáticopedagógicas para o processo educacional. Foi possível considerar que a escola é um ambiente fundamental na aprendizagem da criança autista, sendo a participação dos professores muito importante para que esse processo de aprendizagem seja eficiente. No decorrer da pesquisa percebemos que uma criança com TEA tem uma maneira singular de aprender. Sobre o processo de aprendizagem, este acontece, no entanto, é necessário o uso de material lúdico para que a criança possa compreender de verdade, ou seja, essa criança precisa de materiais reais e palpáveis, pois sente muita dificuldade em compreender o sentido figurativo. Sabe se também, que cada caso é um caso, nenhum autista é igual ao outro, logo, é necessário verificar a necessidade de adaptar o ensino conforme o ritmo e aprendizagem da criança em questão. É essencial que se faça avaliação diagnóstica, observar o que chama mais atenção deste aluno e inseri-lo no processo de ensino aprendizagem. |
Description: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia, UNIR – Campus de Ji-Paraná, Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, sob a orientação da Professora Doutora Neidimar Vieira Lopes Gonzales. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4326 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ROSINEIA_SILVA_OLIVEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 903,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.