Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4373
Título: Programa Nacional de Vacinação: direito ou dever do cidadão de se vacinar
Autor(es): Santos, Marcos Henrique Furtado dos
Silva, José Antônio Lopes da
Palavras-chave: Políticas públicas
Programa Nacional de Imunização
Direito individual e coletivo
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Marcos Henrique Furtado dos.; SILVA, José Antônio Lopes da. Programa Nacional de Vacinação: direito ou dever do cidadão de se vacinar. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O Programa Nacional de Vacinação no Brasil é um programa de saúde pública criado com o objetivo de prevenir doenças por meio da imunização da população. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar os artigos publicados sobre a vacinação ser um direito ou um dever do cidadão na literatura científica em língua portuguesa, a fim de sistematizá-las. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que incluiu artigos publicados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) no período compreendido entre os anos de 2019 e 2023. Foram identificados 68 estudos e analisados cinco após os critérios de elegibilidade para aplicação na pesquisa. Embora haja discussões acerca do direito individual de recusa à vacinação, a legislação brasileira e a jurisprudência têm se posicionado favoravelmente à obrigatoriedade da vacinação em casos de epidemias e pandemias, tendo em vista a importância da vacinação para a saúde coletiva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4373
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcos _ José - Final - 2023 - ORGANIZADO.pdf438,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.