Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4400
Título: Ações de promoção à saúde em estudantes do ensino médio: Uma revisão de literatura
Autor(es): Assís, Ana Fabíola de
Palavras-chave: Estudantes
Promoção à Saúde
Ensino Médio
Data do documento: 2023
Citação: ASSÍS, Ana Fabíola de . Ações de promoção à saúde em estudantes do ensino médio: Uma revisão de literatura. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2023.
Resumo: INTRODUÇÃO: A promoção da saúde é conhecida por visualizar problemas que futuramente causarão danos à saúde, buscando enfrentá-los através de ações que conscientizem a população, bem como compreender a complexa rede de determinantes da saúde e do processo saúde-doença-cuidado. O objetivo principal deste estudo é descrever ações de promoção à saúde em estudantes do ensino: uma revisão de literatura atualizada. MÉTODOS: Para elaboração da pergunta norteadora foi utilizada a estratégia de busca PICo – população, fenômeno de interesse e contexto – The Joanna Briggs Institute (2014). Foi realizada a seguinte questão norteadora: - “Como são aplicadas as ações de promoção à saúde aos estudantes do ensino médio? - A listagem do vocabulário livre e indexado foi realizada por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) e Medical Subject Headings (MeSh). RESULTADOS: De acordo com os estudos, cerca de 90% (n=7) estão na língua inglesa, e 10% (n=1) na língua espanhola. 50% (n=4) evidenciam a importância da interprofissionalidade nas ações de promoção da saúde, integrada à comunidade. Os outros 50% (n=4) evidenciam a educação em saúde em diferentes contextos e formas para alcançar de forma assertiva os alunos do ensino médio. DISCUSSÃO: A promoção da saúde, qualidade de vida e educação em saúde se fazem presentes em todos os âmbitos, inclusive o escolar, com as ações desenvolvidas pelos professores tornam-se eficazes. Quanto à classificação dos resultados, observou-se nos estudos os aspectos que se remete a investigação da promoção da saúde, trazendo a figura do professor como o principal intermediário do conhecimento entre as ações de saúde e os estudantes. CONCLUSÃO: A promoção da saúde inclui uma gama de ferramentas capazes de interligar saberes em prol da qualidade de vida da população. Diversos fatores possibilitam ações de promoção à saúde nas escolas com apoio interprofissional e intersetorial, promovendo transformações para a melhora da qualidade de vida e prevenção da saúde. A escola é o local ideal para o desenvolvimento destas ações, visto que é um ambiente de constante aprendizado e ampliação dos horizontes, não só para adolescentes, mas também para a família, docentes e para a comunidade em geral.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4400
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Pública (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_UNIR_ANA_FABIOLA.pdf666,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.