Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4408
Title: | O desenho cultivado na beira do rio análise de desenhos de crianças portovelhenses a partir de Rosa Iavelberg |
Authors: | Tueste, Raiane |
Keywords: | Ensino de artes visuais Desenho infantil Carta-desenho |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | TUESTE, Raiane. O desenho cultivado na beira do rio análise de desenhos de crianças portovelhenses a partir de Rosa Iavelberg. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
Abstract: | Desenhos infantis são tema de estudo acadêmico pelo menos desde o final da segunda metade do século XIX. Outrora tratados como um tipo de ação puramente espontânea, atualmente são compreendidos como intimamente relacionados às dinâmicas do meio social. Ocupando-me do mesmo tema, vali-me das teorias e categorias da arte-educadora e pesquisadora Rosa Iavelberg (especificamente as que podem ser encontradas na obra O desenho cultivado das crianças), para abordar uma amostragem de desenhos presentes em cartas escritas/desenhadas por crianças e adolescentes, durante o período em que atuei como oficineira bolsista do programa de extensão Cartas do Rio à Rua, da Universidade Federal de Rondônia. Partindo da leitura de Iavelberg, e do seu conceito de desenho cultivado, busquei me aproximar daqueles desenhos, tentando compreender como se deu o seu processo de criação e produção, com o intuito de identificar se as diversas metodologias aplicadas em sala de aula (durante as ações do projeto ou não), surtiram efeitos positivos para o aprendizado das crianças. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4408 |
Appears in Collections: | Artes Visuais (Monografias) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Raiane_revisado_03.07.23.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.