Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4491
Title: | As relações entre a língua Portuguesa e língua Wari' no campos de sentido escola: um estudo semântico-lexical |
Authors: | Faustino, Edilzia Rocha Ribeiro Santos, Marcia Dias dos |
Keywords: | Plurilinguismo Língua Portuguesa Wari' |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | FAUSTINO, Edilzia Rocha Ribeiro; SANTOS, Márcia Dias dos. As relações entre a língua Portuguesa e língua Wari' no campos de sentido escola: um estudo semântico-lexical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019. |
Abstract: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de campo e bibliográfica e teve como objetivo investigar as relações entre a língua portuguesa e a língua wari’, dialeto Oro Mon, no campo sentido escola. Para realizar este estudo, fez-se necessário atingir os seguintes objetivos: apresentar discussões sobre comunidades indígenas de contextos plurilinguísticos; tecer breves apontamentos sobre a escola em comunidades; identificar as palavras no campo de sentido escola em Wari’, no dialeto Oro Mon, e por fim, discutir sobre o papel da escola em relação ao contato linguístico na comunidade indígena Wari’. Contribuíram para nossas discussões, entre outros, os seguintes autores: Sousa (2009); Megale (2005); Calvet (2011); Koch (2007); Santos (2019) e Moreira e Candau (2013). Os resultados apresentados evidenciam que há urgência de políticas educacionais afim de que a escola possa, diante de contextos plurilíngues, encontrar mecanismos de ações que promovam o uso da língua materna dos indígenas como primeira língua, mesmo diante da entrada de um cenário diferente para a comunidade. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4491 |
Appears in Collections: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDILZIA ROCHA.pdf | 888,89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.