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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4572
Título: | Projeto de vida no novo ensino médio: uma reflexão sobre as práticas docentes |
Autor(es): | SOUSA, Camila Velozo de CORREIA, Zélia Aparecida de Oliveira |
Palavras-chave: | Projeto de vida Ensino médio integral Prática docente |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SOUSA, Camila Velozo de; CORREIA, Zélia Aparecida de Oliveira. Projeto de vida no novo ensino médio: uma reflexão sobre as práticas docentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. |
Resumo: | O presente artigo tem como tema o componente curricular “Projeto de Vida”, no Novo Ensino Médio com vistas a uma reflexão sobre as práticas docentes, o papel do aluno e a dinâmica enquanto teoria e prática no âmbito da sala de aula. A partir do tema proposto, nos questionamos sobre o fato de os alunos terem se apropriado das práticas desenvolvidas no Projeto de Vida ou de apenas o enxergarem como mais um componente do currículo a ser estudado. A partir desse questionamento, elencamos as seguintes hipóteses: a) os alunos só conseguirão se apropriar dos conhecimentos mediados durante o componente curricular “Projeto de Vida (PV)” a depender da disponibilidade e interesse do professor responsável em desenvolver propostas que realmente contemplem esse Projeto; b) se os alunos estiverem comprometidos com os seus estudos e consciência da importância do PV. Dessa forma, definimos como objetivo geral discutir o desenvolvimento do Projeto de Vida na prática a partir das nossas experiências como docentes em processo de formação inicial. Para tendermos ao objetivo proposto, estipulamos os seguintes objetivos específicos: a) refletir sobre a importância do componente curricular Projeto de Vida para a formação plena do educando; b) analisar as práticas por nós desenvolvidas no “Projeto de Vida” com vistas a fomentar a apropriação desse componente curricular para os alunos. Como base teórica, utilizamos os seguintes autores: Vygotsky (1998), Pimenta (2012), Imbernón (2016) Demo (1997), Souza e Silva (2022), entre outros. Como abordagem metodológica, essa pesquisa pode ser considerada como bibliográfica e de campo, além de se constituir como uma pesquisa-participante com abordagem qualitativa, a partir de uma visão crítico-reflexiva de nossas práticas enquanto docentes em formação inicial integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP). Com a finalização deste artigo, percebemos que o “Projeto de vida é importante para a vida escolar e pessoal dos jovens que tenham a possibilidade de cumprirem esse componente curricular. Porém, para que esse projeto seja colocado em prática de forma efetiva o professor necessita de tempo para planejar e que as leis que o respaldam sejam colocadas em prática. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4572 |
Aparece nas coleções: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
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