Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4731
Title: | A escrita de alunos do nono ano de uma escola de Guajará-Mirim-RO: fatores de textualidade coesão e coerência |
Authors: | ESTEVAM, Jéssica Moreira |
Keywords: | Produção de textos Coesão Coerência |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | ESTEVAM, Jéssica Moreira. A escrita de alunos do nono ano de uma escola de Guajará-Mirim-RO: fatores de textualidade coesão e coerência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. |
Abstract: | Este artigo pretende analisar a produção textual, realizada nas aulas de Língua Portuguesa de um grupo de alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola de Guajará-Mirim, observando os fatores de textualidade e coerência na construção de argumentos e reconhecimento da tipologia textual. Este trabalho possui metodologia de abordagem qualitativa, destacando a alfabetização e letramento nos processos de leitura, análise e produção de textos, tendo como base teórica, no desenvolvimento desta pesquisa, fundamentando-se em autores como: Soares (2008); Britto (2012); Antunes (2007); Severino (2013); Koch (2003), entre outros. Os resultados obtidos, na análise de produções textuais, constataram que a escrita elaborada, aponta problemas textuais, do ponto de vista da tipologia dissertativa, por outro lado, os alunos cumprem efetivamente seu objetivo conteúdísco. Desse modo, concluímos que a correção e reescrita são caminhos para mostrar ao aluno os problemas de escrita, o que torna necessário, a importância de os educadores atentarem-se para fazer da reescrita parte das aulas de linguagem. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4731 |
Appears in Collections: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Jessica_Moreira_Estevam.pdf | 986,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.