Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4890
Título: O uso da tecnologia como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): 
Fonseca, Leandro
Palavras-chave: Tecnologias Digitais (TIC’s)
Metodologia
Ensino e aprendizagem
Nativos digitais
Data do documento: 27-Out-2023
Citação: Fonseca, Leandro Barbosa da. O uso da tecnologia como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como foco averiguar o uso das tecnologias em ambiente escolar como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em pleno século XXI, que exige praticamente que todos estejam conectados com algum tipo de tecnologia, seja no campo profissional, pessoal, educacional ou até mesmo para o lazer, em que a sociedade cada vez mais amplia a utilização destes instrumentos tecnológicos em diversos aspectos da vida. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho consistiu em investigar a utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, considerando-a como uma ferramenta metodológica a ser usada no processo de construção de conhecimentos. Assim, a pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: como os educadores estão inserindo as TCI’s em suas aulas como recurso metodológico no processo ensino e aprendizagem? O objetivo da pesquisa foi investigar como os professores (as) de uma escola de ensino fundamental, nas séries iniciais utilizam a tecnologia como recurso/instrumento metodológico para o processo de ensino e aprendizagem, utilizando as tecnologias digitais no processo de desenvolvimento dos alunos na rede municipal de Ariquemes – Rondônia. O estudo desenvolvido pauta-se em uma pesquisa qualitativa, tendo como base o uso das tecnologias digitas dentro da instituição escolar. Inicialmente, a pesquisa documental viabilizou a compreensão sobre a temática, além de apresentar um breve contexto histórico sobre a evolução das tecnologias e do seu uso na sociedade, considerando suas contribuições para as instituições de ensino e como recursos metodológicos aplicáveis na educação. A pesquisa de campo ocorreu entre os dias 12 e 19 de maio de 2023. Os sujeitos da pesquisa foram 7 professores (as) do ensino fundamental das séries iniciais e, para coleta dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Diante do que foi exposto e fundamentado nos dados coletados na pesquisa compreende-se que no cenário atual os alunos estão em constante contato com as tecnologias, ou seja, eles podem ser considerados integrantes de uma geração de nativos digitais, pois nasceram na era digital em que a internet e a tecnologia estão presentes em todos os ambientes e, principalmente, dentro das instituições de ensino. Desta forma, na proporção em que se trazem à reflexão dos dados sobre a utilização da tecnologia digital, a informação, o acesso e a comunicação podem se ampliar, melhorando o aprendizado dos alunos. Conclui-se que os professores da escola investigada têm buscado gradativamente inserir as TCI’s em sala de aula como uma ferramenta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se das múltiplas metodologias de ensino e aprendizagem, aproximando as aulas do contexto tecnológico dos alunos que são nativos digitais.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4890
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- USO DAS TECNOLOGIAS.pdf953,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.