Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1781
Título: Motivação do trabalhador bancário: estudo de caso em um banco público
Autores: Barbosa, Rosana Rodrigues
Palavras-chave: Estratégias organizacionais
Motivação
Fatores organizacionais
Bancos públicos
Data de publicação: 18-Jul-2017
Citação: BARBOSA, Rosana Rodrigues. Motivação do trabalhador bancário: estudo de caso em um banco público. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: motivação está diretamente ligada ao desempenho dos trabalhadores. A partir da identificação de fatores que influenciam na motivação é possível elaborar estratégias organizacionais para elevar essa motivação, e propiciar um ambiente que os incentive a desenvolver suas capacidades para alcançarem tanto os objetivos da organização quanto aos objetivos pessoais. Diante disso buscou-se analisar os fatores organizacionais que influenciam na motivação dos funcionários de duas agências de um banco público de capital misto, objetivando descrever como o setor de recursos humanos trabalha os aspectos motivacionais, identificar os principais fatores que influenciam na motivação dos funcionários e verificar fatores de desmotivação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados as pesquisas bibliográfica, documental e aplicado um questionário com 16 questões fechadas e 1 aberta aos funcionários. Os resultados demonstram que o setor de recursos humanos investe em programas motivacionais, por meio da possibilidade de progresso profissional, movimentações, programas educacionais, aperfeiçoamento do plano de cargos, carreiras e salários, além de programas de qualidade de vida voltados para o bem-estar, por meio da prática de ginástica laboral. Os principais fatores que influenciam na motivação dos funcionários são: salário, seguido de estabilidade no emprego, o trabalho em si mesmo e a possibilidade de progresso profissional, e os fatores que mais desmotivam os funcionários são: pressão por resultados, falta de reconhecimento e sobrecarga de trabalho. Sugere-se uma nova pesquisa na instituição já que serão implantadas novas estratégias de gestão de pessoas em 2018, objetivando comparar a perspectiva dos funcionários com as novas estratégias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Joareis Fernandes de Azevedo
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1781
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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