Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1782
Título: Planejamento estratégico para micro e pequenas empresas: estudo multicasos em salões de beleza
Autores: Mattos, Poliana Caroline Pereira de
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Salão de beleza
Estratégia
Micro empresa
Pequena empresa
Data de publicação: 18-Jul-2017
Citação: MATTOS, Poliana Caroline Pereira de. Planejamento estratégico para micro e pequenas empresas: estudo multicasos em salões de beleza 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: O planejamento estratégico (PE) tem um papel importante nas empresas independentemente do porte da organização, e tem como principal função traçar metas e objetivos de longo prazo e propor um plano de ação para conseguir alcançá-las. Assim sendo, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) podem adotar o planejamento estratégico tanto para orientar na gestão como permanecer ativas no ambiente mercadológico mantendo-se competitivas. Esse artigo tem o objetivo de analisar o processo de criação e implantação do planejamento estratégico em micro e pequenas empresas do setor de salão de beleza. Para a realização da pesquisa foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a entrevista em pesquisa de campo. Os participantes da pesquisa foram 10 proprietários de salão de beleza que responderam a 24 questões, sendo 8 perguntas fechadas e 16 abertas. Com os resultados, percebeu-se que os pequenos empresários estão se adequando ao novo modelo de gestão, aplicando técnicas de empresas de grande porte. Provando que o PE é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer empresa. No entanto, foi constatado que os proprietários têm algumas dificuldades de visão de futuro, sendo imediatistas e querendo resultados a curto prazo, não sabendo em que posição quer a empresa daqui a alguns anos. Para pesquisas futuras, sugere-se, no ramo do planejamento estratégico, que se faça acompanhamento desde a elaboração, implementação, avaliação e controle em empresas de pequeno porte.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1782
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLIANA CAROLINE PEREIRA DE MATTOS.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.