Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4928
Título: Um olhar docente sobre o ensino pós-pandemia
Autor(es): Carvalho, Dorislaine Charupá de
Palavras-chave: Professor alfabetizador
Alfabetização
Pós-pandemia
Data do documento: 2023
Citação: CARVALHO, Dorislaine Charupá de. Um olhar docente sobre o ensino pós-pandemia. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como foco principal abordar sobre as consequências causadas no processo de ensino e aprendizagem no período pós-pandemia, a fim de compreender, a partir dos docentes alfabetizadores, como está o processo de alfabetização pós pandemia. Para tanto, foi necessário: Levantar as dificuldades e aprendizagens dos docentes em relação ao retorno das aulas presenciais, referente ao ensino da leitura e da escrita; Verificar com os docentes, quais as estratégias desenvolvidas para ao ensino da leitura e escrita após o retorno das aulas presenciais com as crianças do ensino fundamental I; e, identificar pontos de suporte oferecido aos docentes diante da alfabetização pós-pandemia. Neste estudo, estabelecemos um diálogo com diversos teóricos, que incluem: Cunha (2022), Ferreira (2010), Burci (2017), Romanelli (1998), Santos; Santos; Macedo (2012), Mortatti (2006), Freire (1987), Soares (2004), Ferreiro (2001), Delors (2003), Machado (2007), Ferreiro (1996), Freire (1996), Ribeiro (2021), Vygotsky (1984), Ferreira (2019), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e para a produção dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com quatro professoras do ensino fundamental I, que atuam nas escolas da rede municipal de ensino na cidade de Ji-Paraná-RO. Para análise dos dados foi empregada a Análise de Conteúdos. Os resultados destacam desafios relacionados ao acolhimento e suporte aos docentes, a importância da educação infantil, a implementação de projetos de recomposição de aprendizagem e o fortalecimento da parceria entre família e escola no contexto da alfabetização pós-pandemia. Diante disso, conclui-se, com base nos dados coletados, ser essencial a abordagem dessas questões para promover uma recuperação eficaz da educação e minimizar os impactos negativos da pandemia na alfabetização
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4928
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DORISLAINE...pdf781,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.