Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293
Título: TDAH na concepção e práticas docente
Autor(es): Gusmão, Elma Gomes
Coimbra, Vânia Chanevy
Palavras-chave: TDAH
Prática pedagógica
Formação docente
Data do documento: 2022
Citação: GUSMÃO, Elma Gomes, COIMBRA, Vânia Chanevy. TDAH na concepção e práticas docente. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Relatos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas a comportamento de inquietação e/ ou desatenção na escola são frequentes. Comumente, tal comportamento é relacionado ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Diante disso, o presente estudo buscou conhecer as concepções e práticas pedagógicas docentes sobre o TDAH. Para tanto, o artigo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa na abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Os participantes da pesquisa foram sete professores de escolas da rede municipal e estadual que atuam no Ensino Fundamental. Os dados coletados foram agrupados nas seguintes categorias: concepções docentes sobre TDAH e estratégias utilizadas para promover a aprendizagem de alunos com TDAH. Os resultados obtidos apontam a necessidade de formação continuada para melhor compreensão do TDAH e para subsidiar o planejamento de estratégias e recursos, que respeitem a especificidade de cada aluno com TDAH, assim contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem e em suas relações social e emocional.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELMA E VANIA.PDF315,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.