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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293
Título: | TDAH na concepção e práticas docente |
Autor(es): | Gusmão, Elma Gomes Coimbra, Vânia Chanevy |
Palavras-chave: | TDAH Prática pedagógica Formação docente |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | GUSMÃO, Elma Gomes, COIMBRA, Vânia Chanevy. TDAH na concepção e práticas docente. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022. |
Resumo: | Relatos de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas a comportamento de inquietação e/ ou desatenção na escola são frequentes. Comumente, tal comportamento é relacionado ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Diante disso, o presente estudo buscou conhecer as concepções e práticas pedagógicas docentes sobre o TDAH. Para tanto, o artigo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa na abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Os participantes da pesquisa foram sete professores de escolas da rede municipal e estadual que atuam no Ensino Fundamental. Os dados coletados foram agrupados nas seguintes categorias: concepções docentes sobre TDAH e estratégias utilizadas para promover a aprendizagem de alunos com TDAH. Os resultados obtidos apontam a necessidade de formação continuada para melhor compreensão do TDAH e para subsidiar o planejamento de estratégias e recursos, que respeitem a especificidade de cada aluno com TDAH, assim contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem e em suas relações social e emocional. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4293 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
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